JornalCana

Artigo: fatores de sucesso do controle biológico

Gustavo Ranzani Herrmann, diretor comercial da Koppert Biological Systems
Gustavo Ranzani Herrmann, diretor comercial da Koppert Biological Systems

Controle biológico consiste na redução da população de organismos indesejáveis a sistemas agrícolas através de um ou mais inimigos naturais, que predam, parasitam ou competem com os primeiros.

Cotesia e Trichogramma para controle de broca e Metarhizium para cigarrinha são os produtos biológicos mais utilizados em cana. Bom para o setor, bom para o meio ambiente.

Porém, pelo menos três pré-requisitos básicos da atividade devem ser observados para se obter resultados positivos. Quais sejam:

  • Tecnologia: o processo fabril demanda acurada tecnologia com vistas à preservação do efeito natural do agente e sua multiplicação em larga escala. Praticidade de uso e viabilidade técnica devem também fazer parte do desenvolvimento tecnológico do produto.
  • Qualidade: o monitoramento dos indicadores de qualidade dos produtos da indústria até a sua utilização no campo permite o aproveitamento total da tecnologia, já que estamos lidando com produtos vivos.
  • Legalidade: Produtos à base de agentes biológicos são classificados como defensivos e, portanto, seguem a mesma legislação federal de agrotóxicos. A não observância desse requisito implica em sanções penais a fabricante e usuário.

A crescente exigência pela racionalização do uso de agrotóxicos no setor canavieiro trará grandes oportunidades ao controle biológico que, se adotado com profissionalismo, pode contribuir sobremaneira com a produção sustentável de energia no Brasil.

*Gustavo Ranzani Herrmann é engenheiro agrônomo. Preside a ABCBio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico e é diretor comercial da Koppert Biological Systems

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram