JornalCana

Artigo: É hora de colher

Por Arnaldo Jardim

O Estado de São Paulo, que é o maior produtor nacional de cana-de-açúcar, começa sua nova safra neste mês. As moendas voltam a girar, os caminhões de forma incessante vão e voltam, as cidades se agitam e as pessoas entram em ritmo acelerado.

Serão 70 unidades processando 625 milhões de toneladas de cana, com produção de 33,80 milhões de toneladas de açúcar e 28,10 bilhões de litros de etanol. É o principal produto agrícola paulista, responsável por quase 50% do valor total da produção agropecuária do Estado.

Gera milhares de empregos, sustenta famílias na maioria dos municípios paulistas, vai do setor de logística ao de recursos humanos, da área agrícola à industrial e comercialização. Sua cadeia produtiva compreende aspectos econômicos e sociais. Mas vai além disso. É amigo do meio ambiente, como o etanol, emitindo 70% menos gás carbônico do que a gasolina. É perfeito quando pensamos em problemas como o efeito estufa.

A safra se inicia com o desafio da busca por produtividade agrícola. O setor precisa vencer o desafio da “Cana de Três Dígitos”. Isso significa atingir uma produtividade média superior a 100 toneladas de cana-de- açúcar por hectare. Hoje, essa produtividade varia de 45 a 115 toneladas. Para alcançar os três dígitos como média, estamos incentivando o uso de novos cultivares por meio do Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizado em Ribeirão Preto.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram