Gestão Administrativa

Área canavieira de SP entra na mira de pesquisa sobre agrotóxicos

Área canavieira de SP entra na mira de pesquisa sobre agrotóxicos

As áreas canavieiras do estado de São Paulo integram projeto de pesquisa recém-lançado para monitorar os impactos ambientais da aplicação de agrotóxicos. Coordenado pelo Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, o trabalho terá início na cidade turística de Brotas, cortada pelo Rio Jacaré Pepira e próxima a áreas de cultivo de cana-de-açúcar.

O trabalho tem financiamento de R$ 2,2 milhões do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), da Secretaria estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, e deverá ter duração de três anos.

O objetivo é avaliar a contaminação de agrotóxico. Durante os trabalhos, os pesquisadores do IB recolherão amostras do solo, sedimentos, águas superficiais, como rios e córregos, e águas subterrâneas, como poços artesianos.

As amostra serão analisadas no Laboratório de Ecologia dos Agroquímicos do IB, na capital paulista.

Arnaldo Jardim, secretário da Agricultura do governo paulista, explica: “pesquisas como essa, realizada pelo IB, mostra nossa preocupação com as questões ambientais e será de muita importância para traçarmos estratégias para preservação das águas e do solo.”

Resíduos

Eliane Vieira, pesquisadora do IB e coordenadora do projeto: “o uso de agrotóxicos leva ao aparecimento de resíduos em amostras ambientais. Diante deste fato e da periculosidade que apresentam à manutenção da biodiversidade, existe hoje a necessidade de se intensificarem estudos que possibilitem o monitoramento eficiente de áreas próximas à agricultura.”

Segundo Eliane, esse conhecimento poderá contribuir para o planejamento do uso do solo para causar menores impactos ambientais, sem prejudicar a produtividade agrícola.

“São Paulo é um dos estados que mais utilizam agrotóxicos a nível nacional, e o segundo em ocupação e uso da terra com agricultura, estando atrás somente do Paraná”, emenda.

Banner Revistas Mobile