Usinas

Alexandre Figliolino será conselheiro independente da Odebrecht Agro

Alexandre Figliolino Itau BBA
Alexandre Figliolino Itau BBA

Em seu primeiro passo de adequação às novas regras de governança da holding Odebrecht, o braço sucroalcooleiro do grupo, Odebrecht Agroindustrial, contratou Alexandre Figliolino como o primeiro conselheiro independente da companhia. Com a contratação, a empresa passará a ter nove membros em seu conselho de administração.

Atual sócio da consultoria MB Agro, Filgiolino já atuou no Itaú BBA por 23 anos como diretor de agronegócios, acompanhando de perto o setor sucroalcooleiro. Ele deve ser oficializado no conselho na próxima reunião do conselho.

O novo conselheiro chega à Odebrecht Agroindustrial em um momento de rumores acerca de uma busca por sócios para tocar as operações das nove usinas da companhia. Ao Valor, Figliolino disse que ainda desconhece intenções a esse respeito, mas avaliou que “tudo o que vier somar e ajudar a abreviar essa longa trajetória de ‘turnaraound’ da empresa é bem vista”. “Se surgir a oportunidade de algum tipo de transação que crie um atalho para que a empresa passe a performar maravilhosamente bem, tem que ser olhado e analisado”, defendeu.

Ele comentou que a decisão inicial do grupo de investir em usinas no setor em “áreas de fronteira”, sem infraestrutura já pronta para a atividade, gerou um desafio para a companhia, que no ano passado reestruturou uma dívida de R$ 11 bilhões. Figliolino avaliou que a Odebrecht ainda pode contribuir com sua experiência no setor de construção em seu negócio sucroalcooleiro, mas ressaltou a importância de investimentos na parte agrícola para garantir a produção industrial.

A holding Odebrecht adotou no fim do ano passado a meta de ter 20% ou no mínimo dois conselheiros independentes em cada uma de suas empresas como parte de uma nova estratégia de governança para demonstrar mais transparência. O processo deve ser concluído após a homologação do acordo de leniência do grupo firmado com o Ministério Público Federal (MPF). A homologação está prevista para ser feita neste mês pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal.

Banner Revistas Mobile