Mercado

Agrônomos e técnicos da PB, PE e RN se reúnem em Camaratuba

A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) promove hoje (25), a partir das 9h, na sede da Estação Experimental de Camaratuba, município de Mataraca, AL, um encontro voltado para engenheiros agrônomos e técnicos das unidades industriais dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A programação contempla uma palestra, ministrada pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Agrícola de Pernambuco (IPA-PE), Romualdo Sena e Ronildo Cavalcanti, que abordará o levantamento e liberação de Cotesia flavipes (Vespas) e Metarhizium anisopliae (Fungos) para controle da broca comum (Diatraea spp.) e da cigarrinha da folha (Mahanarva posticata).

Na oportunidade, será apresentado o Programa de Qualidade 5S e de Gerenciamento de Rotina adotado pela Estação. Em seguida, os participantes visitarão a área de cultivo de cana-semente e os laboratórios da Estação que produzem, em larga escala, vespas e fungos. Os insumos biológicos e a cana-semente são fornecidos, gratuitamente, aos mais 1,5 mil produtores associados à Asplan.

Nos laboratórios são produzidos todo mês, em média, 11 milhões de vespas e cerca de 12 toneladas de fungos. A capacidade pode ser aumentada conforme a demanda. Atualmente, além de distribuir vespas e fungos para os associados, a Estação tem atendido encomendas de municípios vizinhos.

Agrônomos e técnicos de usinas localizadas em Rio Tinto, Mamanguape, Mataraca, Bahia da Traição, Marcação, Jacaraú e Canguaritama estarão na Estação de Camaratuba, que é mantida pela Asplan através de convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Banner Revistas Mobile