JornalCana

Agricultura foi o único setor da economia que abriu vagas em 2015

A agricultura foi o único setor da economia brasileira que abriu vagas em 2015. Enquanto todos os outros demitiram sem recontratar, a agricultura abriu quase 10 mil postos. Um desempenho similar é esperado para este 2016. Ainda em crescimento, o setor é responsável por grande parte do PIB nacional e continua a mostrar força muito maior do que a indústria e do setor de serviços, já paralisados ou recessivos.

Embora um paradoxo, o setor se mantém forte, apesar dos revezes causados pela precária infraestrutura brasileira e pela desastrosa mão do atual governo federal. Nenhum outro segmento da economia consegue prosperar diante de tão alta carga tributária, de insumos, combustíveis e energia elétrica, apenas para citar poucos exemplos.

A desvalorização do real frente ao dólar deu mais competitividade aos produtos brasileiros no mercado externo. Com isso, as exportações do agronegócio tiveram aumento de até 17%, com destaque para o açúcar e cadeias envolvendo produtos florestais, soja e milho. Em consequência, a participação do agronegócio nas exportações passou de 43% para 48%.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram