Mercado

Agricultura de precisão: o que é e como usar

O programa Prosa Rural desta semana abordará a agricultura de precisão. A agricultura de precisão envolve um conjunto de tecnologias destinadas ao manejo de solos, a culturas e ao uso de alguns insumos, como adubo, calcário e defensivos. Com a agricultura de precisão, o produtor pode obter redução de custos em todas as etapas da agricultura, desde a semeadura até a colheita. São técnicas ainda pouco conhecidas no Brasil, que utilizam equipamentos como GPS, sensores e aparelhos para mapeamento.

E, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, isso tudo não é só para o grande produtor que dispõe de muito dinheiro. O pequeno também pode fazer uso desses novos instrumentos.

Um dos procedimentos mais conhecidos da agricultura de precisão é com a adubação. A partir das informações obtidas pelos mapas de características do solo, as máquinas não se limitam a adubar, de maneira igual, uma determinada extensão de terra. Um dispositivo automático, previamente elaborado a partir de um programa de computador, faz com que a adubadeira coloque diferentes volumes de fertilizante, em maiores ou menores quantidades, de acordo com a necessidade de cada parte do terreno. É, portanto, uma adubação diferenciada, identificando as “manchas” de terras que diferem do padrão da maior parte do terreno.

Atualmente, a agricultura de precisão no Brasil já vem sendo aplicada e está reduzindo custos em culturas de cana-de-açúcar, milho e soja, entre outras. A Embrapa tem pesquisas com culturas perenes, como a cana-de-açúcar, uva, pêssego, laranja, eucalipto e pastagens. Também trabalha com culturas anuais, como trigo, arroz irrigado, soja, milho e algodão, além do desenvolvimento e adaptação de novos equipamentos. Essa rede, constituída por 19 centros de pesquisa da Embrapa, é coordenada pelo pesquisador Ricardo Inamasu, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, tendo como vice-coordenador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, convidados do programa desta semana.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Jorge Reti

Email: [email protected]

Unidade: Embrapa Instrumentação Agropecuária

Embrapa Informação Tecnológica

Banner Revistas Mobile