JornalCana

Açúcar branco cresce 42,2% no mercado global

Acompanhando a valorização do segmento no mercado de contratos futuros, o açúcar branco apresentou expressiva valorização em 2016. Comercializado na ICE Futures Europe, em Londres, o açúcar branco apresentou nos últimos sete meses valorização superior a 42,2% no mercado mundial.

A primeira tela da commodity, com entrega para outubro deste ano, apresentou valorização de 54,5% em um ano, com última cotação, no dia 25 de agosto, em 540,2 dólares por tonelada.

wsdatalon

Comportamento similar acontece na União Europeia, que registrou valorização de 5,3% no preços do produto em relação ao mesmo período de 2015. Em relação a junho deste ano, o produto subiu 0,7%.

A valorização do produto no mercado futuro refletiu nos preços praticados para o consumidor da União Europeia e foi responsável pela elevação de indicadores que acompanham a cadeia produtiva do açúcar.

Açúcar branco na UE e mercado global

Na UE o açúcar branco foi uma das poucos commodities que apresentou valorização anual e mensal. Em julho deste ano, o valor médio do açúcar branco ficou em 436 Euros por tonelada, alta de 0,7% em relação ao mês passado. No mercado global, a média foi de 398 euros (US$ 514,8/t), alta de 42,2% no ano e queda de 2,7% no mês.

sugareuro6ag2a

 Valorização anual do açúcar

As variações abaixo são referentes ao período de 12 meses, de julho de 2015 a julho deste ano. O preço do açúcar registrou o maior crescimento no mercado global, com valor 42,4% superior em relação ao ano anterior.

Na UE, a valorização dos produtos agrícolas foi baixa, refletindo na alta do açúcar, que ficou apenas 5,3% mais caro. No bloco, somente o açúcar e a carne suína apresentaram ganhos em relação aos últimos 12 meses.

PERCTCOMMJULY16FOOD

Eurostat index – Preços dos alimentos ao consumidor

O indicador de preços do Gabinete de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) monitora os preços de diferentes produtos alimentares,com o propósito de trazer transparência para a cadeia alimentar do bloco econômico.

A média do indicador ficou em 126,1 em julho, alta de 0,9% no ano e queda de 0,1% no mês. O açúcar registrou média de 125 pontos, com variação anual igual ao indicador e alta mensal de 0,1%. Somente o adoçante e o

Food Index EU Consumer July 2016

FAO index – Preço dos alimentos

Mensalmente a FAO mensura o valor médio de cinco grupos de commodities no mercado global. A média do indicador para julho foi de 161,9, queda de 1,4% em relação ao mesmo período em 2015. Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, pressionado pelas desvalorizações nos grupos dos grãos e óleos vegetais.

O grupo do açúcar apresentou o maior valor para o indicador neste mês. Fechado em 278,7 pontos, o resultado é reflexo da alta anual de 53,8%. Em relação ao mês anterior, o indicador subiu 1 ponto percentual.

Food Index FAO July 2016

 

Indicador de preços para o Açúcar

Somente neste ano o indicador cresceu 39,8%. Saindo dos 199,4 pontos em janeiro para os atuais 278,7. Em 2016 o Sugar index não registrou desvalorização. Nos primeiros sete meses de 2015 o indicador registrou queda de 16,76%, fechado em 181,2.

sugar index fao july 16

Para a elaboração deste artigo, foram utilizadas informações do relatório mensal da European Commission, que pode ser acessado neste link.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram