Abertas inscrições para evento de Agroenergia em Porto Alegre/RS

Difundir as políticas nacional e regional de agroenergia, em prol da produção de biocombustíveis e de etanol, é um dos objetivos do Simpósio Estadual de Agroenergia e 2ª Reunião Técnica de Pesquisa em Agroenergia, que acontecerá em Porto Alegre, no Salão de Convenções da Fiergs, de 4 a 6 de novembro. O evento é uma parceria da Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Fepagro e Fiergs/IEL.

Durante o evento os participantes conhecerão projetos em agroenergia desenvolvidos pela Embrapa e discutirão aspectos relacionados ao potencial das culturas agrícolas para a produção de etanol e outros biocombustíveis. Também haverá debates em torno de cenários prospectivos para a cadeia produtiva do biodiesel no RS e palestras sobre o panorama dos biocombustíveis no Brasil e no mundo.

A sustentabilidade ambiental e a inovação tecnológica também serão temas abordados no evento, que anfocarão florestas agroenergéticas, polímeros verdes, potencial de microalgas para produção de biocombustíveis, mecanização da lavoura canavieira, perspectivas para produção de etanol lignocelulósico e do biogás no RS.

A abertura do evento, que acontece às 10h, no dia 4, terça-feira, contará com as presenças do presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, do presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e do secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz. Os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, farão as palestras de encerramento do evento, no dia 6, quinta, quando falarão respectivamente sobre “Políticas públicas para biocombustíveis” e “Biocombustíveis e mais alimentos”.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site www.cpact.embrapa.br e custam R$ 50,00 (estudantes) e R$ 100,00 (profissionais). A programação encontra-se disponível no site da Embrapa Clima Temperado. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS.

X