JornalCana

15% das usinas do centro-sul vão moer cana na entressafra

Aproximadamente 40 usinas de açúcar e álcool do centro-sul do Brasil, ou cerca de 15% do total, seguirão moendo cana-de-açúcar de janeiro a março de 2010, período em que normalmente as unidades param para manutenção, afirmou nesta quinta-feira o diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Antônio de Pádua Rodrigues.

A ampla disponibilidade de cana ainda nos campos –após chuvas em excesso terem reduzido o tempo disponível para moagem durante o ano– e a necessidade de algumas empresas em fazer caixa são os principais motivos para a moagem continuar na entressafra, afirmou Pádua antes de participar de um evento em São Paulo.

Unica defende mistura atual de álcool, apesar de produção menor

Gasolina é mais vantajosa do que álcool em 18 Estados

Como muitas das usinas que vão seguir moendo na entressafra são unidades recém-inauguradas, elas deverão produzir mais álcool! que açúcar.

“São unidades novas, que começaram a processar depois, algumas em outubro, ou as que possuem ainda muita cana em pé. Também as que possuem maior necessidade de caixa”, disse Pádua. “Muitas empresas aproveitaram os períodos de chuva e foram fazendo ajustes (manutenção). As que continuarem, farão paradas mais para frente, depois de março.”

A maioria do restante das usinas do centro-sul, segundo ele, deverá moer até o dia 23 de dezembro, parando posteriormente para manutenção durante o período tradicionalmente mais chuvoso do ano.

Até o momento, 2% ou 3% das cerca de 380 unidades na região já encerraram a moagem da safra 2009/10.

O cenário de preços do setor sucroalcooleiro estimula usinas que estão tecnicamente aptas a prosseguir com a moagem durante o verão.

O açúcar está perto de um nível recorde de preço no mercado internacional e o álcool subiu bastante nos últimos meses no merc! ado brasileiro devido à preferência de muitas usinas em destinar mais cana para o açúcar e também pelo aumento da frota de veículos flex do Brasil.

Mas Pádua não vê muita mudança no balanço de oferta e demanda do setor pelo fato da operação contínua de 40 usinas. “Vai ter oferta adicional (de produtos de cana). Ajuda a complementar a oferta, mas não serão 10 milhões de toneladas de cana que farão grande diferença em uma safra de mais de 500 milhões de toneladas”, declarou.

A estimativa de 10 milhões de toneladas para a moagem fora de época é baseada em experiência semelhante no ano passado, quando um número parecido de usinas seguiu moendo na entressafra. Isso ocorrerá se o verão não for excessivamente chuvoso, salientou Pádua.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram