JornalCana

Você é assertivo?

Periodicamente surgem palavras que entram em moda, e fazem sucesso, e, no entanto, nem sempre as pessoas sabem exatamente o significado, falam porque ouviram falar e acharam bonito.

A língua portuguesa, apesar de ter uma ortografia e gramática muito difícil, tem como compensação uma riqueza incrível de palavras. E o que são as palavras? São o meio mais simples de expressar uma ideia, uma imagem, um conceito, um sentimento, coisas concretas e abstratas. Você já imaginou se para nos comunicar tivéssemos que mostrar o que queríamos comunicar, por exemplo, um lápis, se pegaria um lápis e o mostraria, não seria simples? Agora faça o mesmo com uma montanha.

Dentro desse cenário, vamos aproveitar para comentar sobre uma palavra que está na moda, que expressa um conceito interessante, mas que nem todos sabem exatamente o significado. Estamos nos referindo a palavra “Assertividade”, que se escreve com “ss” e não com “c”.

Para aclarar a comunicação, fomos ao Google, e obtivemos o que segue: “Assertividade” deriva de “asserto” que significa uma proposição decisiva. Ou seja, uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião. E tem mais, assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, que não fica “em cima do muro”. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.

O que se constata com muita frequência, são pessoas que reclamam a vida inteira que não são reconhecidas profissionalmente, que não tem sorte, que foi preterida para uma promoção por outra menos competente, e uma série de outros choramingos.

Essas pessoas em parte, realmente tem razão, podem ser competentes, porém o que lhes falta é serem “assertivas” Vale ressalvar uma constatação significativa, é que as empresas, através de seus empresários e executivos, vivem buscando pessoas que, além de competência, também e principalmente sejam profissionais de personalidade firme, proativas, que lhes passem confiança, que saibam expor suas ideias sem receios, enfim, o que eles mais procuram são profissionais “assertivos”.

E assertividade não serve só para a vida profissional, é uma postura muito apreciada no lar, na sociedade, nos relacionamentos em geral, mas cuidado, da mesma maneira que competência sem assertividade, não leva ao sucesso, o contrário também é verdade, assertividade sem competência poderá lhe trazer muitos problemas.

Se quiser ter sucesso na vida, procure ser assertivo, mas não se esqueça de se preparar para também ser competente.

Lembre-se “Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário” (Albert Einstein).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram