JornalCana

Vendas de adubos cresceram 3% até maio

As entregas de fertilizantes ao consumidor final totalizaram 2,344 milhões de toneladas em maio no país, uma queda de 2,1% em relação ao mesmo mês de 2012, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Mas, no acumulado do ano, as vendas cresceram 3% ante igual intervalo do ano passado, para 9,534 milhões de toneladas.

Nos primeiros cinco meses do ano, as entregas de produtos nitrogenados tiveram alta de 6,6%, em razão do aumento da demanda para o milho safrinha nas regiões Centro-Oeste e Sul, além das compras de trigo no Sul, conforme a Anda. Já os fertilizantes fosfatados recuaram 1,8%, diante, principalmente, do menor volume de entregas para a cana-de-açúcar. As vendas de produtos potássicos, por sua vez, cresceram 4,7% no período, com a antecipação das entregas para o plantio de verão.

A produção nacional de adubos cresceu 3,1% de janeiro a maio, para 3,804 milhões de toneladas. Já a importação de fertilizantes cresceu significativamente. No acumulado de 2013, as compras no exterior somaram 7,635 milhões de toneladas, 31,5% a mais que na comparação com o mesmo período de 2012.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram