JornalCana

Uso de LED pode reduzir em 50% o consumo de energia

A substituição das lâmpadas de vapor de sódio e fluorescentes pelas que utilizam a tecnologia LED é uma das saídas apontadas pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) para reduzir o consumo de energia em tempos de risco de racionamento. Responsável por 20% de todo o consumo de energia no país, o sistema de iluminação público e privado se tornaria mais eficiente e econômico. Segundo o diretor técnico da Abilux, Isac Roizenblatt, essa troca reduziria pela metade o consumo atual.

“Claro que a troca das lâmpadas não vai evitar um apagão, mas em tempos de estiagem severa, toda ajuda é bem vinda”, diz Roizenblatt. Ele lembra que os reservatórios estão em média com 17% da capacidade total — volume abaixo do verificado durante o racionamento de 2001 — e que as usinas térmicas, projetadas para operar em emergências se tornaram uma opção cotidiana, colocando os geradores sob um estresse para o qual não foram preparados. “Tudo isso torna o apagão cada vez mais real”, diz Roizenblatt. Os LEDs proporcionam a mesma quantidade de luz e até com mais qualidade. “O entrave continua sendo o preço, muito acima de uma lâmpada tradicional. Mas a economia no longo prazo compensa”, diz o diretor da Abilux.

Para se ter idéia, uma lâmpada LED consome 85% menos energia que as incandescentes, 65% menos do que as fluorescentes compactas, e 50% menos que as de vapor de sódio, comumente utilizada na iluminação das cidades. Só a troca dos 5 milhões de pontos de iluminação pública com lâmpadas a vapor de mercúrio por luminárias com LEDs traria uma economia de cerca de 70% da energia elétrica consumida.

Segundo Roizenblatt , a iluminação pública consome 3,5% da energia elétrica do país e a mudança traria uma economia de 0,8% ou 3,7 terawatts por hora ao ano, algo como R$ 440 milhões por ano. Essa não é a primeira iniciativa neste sentido. Existe na Câmara dos Deputados um projeto de lei (PL 6493/2013) que torna obrigatório o uso de lâmpadas LED na iluminação de prédios públicos federais. Cada vez mais empresas correm atrás da eficiência energética para reduzir custos. A simples troca da iluminação incandescente por LED pode eliminar o efeito do aumento da energia (estimado em 45,7% para indústria e comércio) e ainda propiciar uma redução de custo de até 25%.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram