JornalCana

Usina Santa Vitória inicia operação comercial

Com foco na produção de etanol hidratado, começou a operar nesta quarta-feira (29/07) a Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA).

Localizada no município de Santa Vitória, em Minas Gerais, no Pontal do Triângulo Mineiro, a unidade é fruto de parceria entre a americana The Dow Chemical Company e a japonesa Mitsui & Co. Ltd.

Com capacidade de processamento de 2,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, o polo alcoolquímico produzirá até 240 milhões de litros de etanol hidratado combustível por safra, segundo material para a imprensa distribuído pela assessoria da Dow.

O complexo de SVAA conta com mais de 36 mil hectares de cana e foi projetado com o alto padrão de segurança adotado pela indústria química.

Viveiro de mudas de cana da Santa Vitória, que entrou em operação comercial nesse 29/07
Viveiro de mudas de cana da Santa Vitória, que entrou em operação comercial nesse 29/07

Dotada de tecnologia de ponta, a unidade tem quase todas suas operações feitas por meio do Centro de Operações Industriais (COI).

O complexo foi concebido e construído de forma modular e com infraestrutura apropriada, permitindo eventual ampliação e instalação de unidades álcool-químicas.

“A usina de Santa Viória é responsável pela geração de mais de dois mil empregos, entre diretos e indiretos. Esta operação reforça o compromisso da Dow de investir no crescimento do Brasil e em setores de grande inovação e de alto valor por meio de parcerias estratégicas”, afirma Pedro Suarez, presidente da Dow na América Latina, em relato à imprensa.

Atualmente, a SVAA possui um quadro de mais de 1.000 colaboradores diretos, que atuam nas áreas Agrícola, Industrial e Administrativa da empresa. No período de safra, esse número chega a mais de 1.600, sendo que 80% da mão-de-obra é proveniente da região.

Leia mais: Unidade faz parte de complexo

                       Safra começou em abril

Para Luis Cirihal, diretor de negócios para alternativas renováveis para América Latina da Dow, “a joint venture é prova do compromisso global da empresa de investir no desenvolvimento de materias primas de fontes renováveis, expandindo assim o leque de matérias primas sustentáveis”.

Compromisso social 

A usina Santa Vitória Açúcar e Álcool e a empresa Energias Renováveis do Brasil (ERB) assinaram um contrato para cogeração de energia e vapor para a usina a partir de biomassa de bagaço de cana.

A planta de cogeração poderá gerar 38 MW de energia e 250 toneladas de vapor por hora, consumindo aproximadamente 102 toneladas de bagaço de cana por hora. Esta capacidade supre 100% da  demanda de energia da usina e o excedente produzido será distribuído pela rede elétrica.

Além de consumir energia de fonte renovável, na SVAA todos os procedimentos para a implantação dos canaviais são realizados de forma sustentável e alinhados às exigências legais ambientais. A colheita é 100% mecanizada e não há queima do canavial, contribuindo para a qualidade do ar ao reduzir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Para otimizar o uso e preservar os recursos naturais, toda água destinada ao abastecimento do Parque Industrial é tratada e reutilizada para a fertirrigação no campo.

Conforme a assessoria, a usina conta ainda com o Programa de Reflorestamento, que já plantou, até maio de 2015, mais de um milhão de mudas de árvores nativas na região de Santa Vitória e que até 2019 irá plantar ao todo 2 milhões de mudas.

Instalou, ainda, em sua área operacional, um viveiro de mudas nativas da região para fomentar tanto a proliferação de espécies de cana mais saudáveis quanto o reflorestamento local. O ambiente conta com capacidade para produção média de 500 mil mudas/ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram