JornalCana

Usina deve ter programa de reestruturação financeira?

Ceo Meeting: executivos discutem rumos do setor
Ceo Meeting: executivos discutem rumos do setor

O governo federal deveria agir em favor do setor sucroenergético e criar, por exemplo, programas imediatos de refinanciamento ou de extensão para o pagamento das dívidas financeiras?

Esta foi uma das perguntas de questionário distribuído para os participantes do 1º Ceo Meeting do setor sucroenergético, realizado pela ProCana Brasil nesta quarta-feira (25), na capital paulista.

O evento foi uma ‘reunião de trabalho’ fechada com executivos de grandes e tradicionais players do setor. As respostas foram divididas.

A maioria dos participantes é favorável à criação de programas de apoio à reestruturação financeira das empresas do setor sucroenergético, sejam elas usinas ou fornecedores de bens e serviços.

O endividamento junto a bancos tem penalizado boa parte dessas companhias e uma estratégia seria buscar meios de refinanciar essas dívidas, em ações que poderiam ser semelhantes às do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional), lançado pelo governo nos anos 90 e que estimulou a reestruturação de bancos.

Parte dos executivos do Ceo Meeting é contrária à proposta. “O setor precisa de outras medidas que se transformem em lucratividade”, diz um deles. “Não adianta refinanciar a dívida e continuar perdendo dinheiro e aumentar o endividamento.”

Os nomes dos participantes do questionário foram preservados pela organização do Ceo Meeting.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram