JornalCana

Tecnologia pode evitar perda de até 70% de defensivos durante pulverização

pulverização
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma tecnologia que, se utilizada com as devidas orientações, elimina a perda de até 70% de defensivos durante a pulverização. Trata-se do software Gotas, disponível gratuitamente para download pela internet.

Segundo a Embrapa, o programa faz a análise da distribuição de gotas dispensadas nas lavouras e auxilia o produtor na calibração dos pulverizadores. O sistema também tem uma versão em aplicativo para celulares com o sistema Android.

De acordo com um dos idealizadores, o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Aldemir Chaim, os prejuízos causados pela má aplicação de agrotóxicos são muito distintos e variam de acordo com as culturas, regiões em que estão plantadas e o tipo de praga que possa atacar a lavoura. “A perda pode ir de 20% a 70%, gerar excesso de contaminação ou ineficácia na defesa agrícola, que poderia ser evitada com um bico adequado no pulverizador ou uma mudança na velocidade de aplicação. Com a técnica, é possível reduzir o volume aplicado, pois será utilizada apenas a quantidade exata para exterminar pragas e doenças. Assim, o produto não é desperdiçado e reduz os gastos”, explica.

A tecnologia Gotas pode ser obtida pela internet gratuitamente. As duas versões, para computador e Android, estão disponíveis no repositório da Rede AgroLivre, a Rede de Software Livre para a Agropecuária.

No site da empresa, o usuário tem acesso aos arquivos para baixar em seu computador e também na Play Store, a loja da Google onde se encontra a versão para tablet e celular smartphones . Um manual de utilização orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do sistema.

Mais informações: http://www.cnpma.embrapa.br/down_site/gotas/ComoInstalarGotas.pdf

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram