JornalCana

Tecnologia de corte mecanizado da Tabu será discutida na PB

2014-03-20 Cortadeira Cana Usina Tabu (2)

O corte mecanizado de cana da Tabu será pauta de uma reunião hoje, dia 27, na sede da Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), através de seu Departamento Técnico – Detec. Na ocasião, uma equipe da empresa Maqtral, revendedora da cortadeira de cana que hoje já é utilizada na destilaria Tabu, no município de Caaporã, apresentará as adaptações realizadas na colheitadeira e na enchedeira. A cortadeira vem sendo utilizada pela Tabu desde a safra 2013/14, o que também serviu de base para observações de campo e consequente modificação na máquina, de acordo com o Detec.

Segundo o coordenador do Detec, o engenheiro agrônomo, Vamberto de Freitas, a iniciativa de realizar o debate foi estimulada pelo crescente déficit de mão de obra especializada para o corte manual da cana-de-açúcar no setor canavieiro e pela proximidade do fim do prazo para o processo de queima da matéria-prima. “A mecanização é algo inevitável, então devemos já nos preparar para isso o quanto antes. Ações que estão dando certo são muito bem vindas nesse momento para que possamos conhecer melhor e até baratear o processo”, comenta Freitas, lembrando que a queima da cana só será permitida até o ano de 2017.

O engenheiro agrônomo destacou que durante a palestra, a empresa apresentará as vantagens oferecidas pela máquina – a exemplo da substituição do trabalho de, em média, 40 pessoas, e o corte em áreas de relevo acidentado como encostas.

Para o presidente da Asplan, Murilo Paraíso, o debate de questões como essas servem para melhor desempenho da atividade. “Devemos mostrar ao produtor o que vem sendo feito para que ele se adeque para um melhor resultado de sua lavoura”, finaliza.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram