JornalCana

Setor de açúcar da Tanzânia luta para acabar com o contrabando

A Tanzânia tem visto seu setor de açúcar ser prejudicado nestas últimas safras, devido à importações ilegais vindas do Malawi. O açúcar contrabandeado é vendido entre 1,05 e 1,17 dólares o quilo, em comparação com o açúcar local, que é comercializado entre 1,17 e 1,35 dólares o quilo. “Uma nova regulamentação irá reforçar a entrada de açúcar ilegal, garantindo que não haverá contrabando no mercado da Tanzânia, enquanto o produto está em trânsito”, disse o diretor-geral do Conselho de Açúcar da Tanzânia, Henry Semwaza para o jornal “Kenya’s The East African”.

Christopher Chiza
Christopher Chiza

Além disso, o Governo da Tanzânia está revendo suas regras de importação de açúcar, para poder permitir a importação de açúcar a granel, para a safra 2014/15, para evitar possível escassez, assim como o excesso de importação.

O Ministro de Agricultura e Segurança Alimentar do país, Christopher Chiza disse que o hábito de cobrir déficits nos armazéns através de revendedores, geralmente leva ao excesso de importação a preços muito baixos, o que acaba prejudicando as fábricas locais. “Nós queremos comprar a granel para não importarmos em demasia”, disse Chisa.

Os regulamentos da indústria açucareira, com a solicitação para importação de açúcar, deverão ser apresentadas perante o Conselho de Ministros em Outubro.

O açúcar a granel não pode ser importado sem autorização da Comunidade do Leste Africano, que estabeleceu uma tarifa externa de 75% para o açúcar entrar no mercado comum. Entretanto, durante as baixas nos estoques, países como Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi estão autorizados a importar sem taxas.

Durante a safra de 2013/14, um total de 308 mil toneladas de açúcar foi produzido no país.
No entanto, há pelo menos 80 mil toneladas de açúcar nos estoques, o que significa que a Tanzânia tem açúcar suficiente para durar até a próxima safra sem precisar importar.
Em geral, o fornecimento de açúcar para as famílias somado ao uso industrial é de 590 mil toneladas por ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram