JornalCana

Seminário Datagro/UDOP discute perspectivas para safra 2011/12

O Seminário Datagro/UDOP chega a sua 4ª edição, dia 15 de fevereiro, e vai discutir as perspectivas para a safra 2011/12. A reunião acontece às vésperas do início do ciclo deste ano. O evento acontece no Auditório 2 do Centro de Convenções do Recinto de Exposições, no primeiro dia da FeiCana FeiBio 2011, em Araçatuba. As feiras acontecem de 15 a 17 de fevereiro.

Além das projeções para a safra que se inicia, as palestras vão abordar os fundamentos de mercado, a volatilidade dos preços mundiais de açúcar e etanol e custos de produção, além das principais causas de variação. “Pretendemos transmitir as informações e avaliações mais recentes sobre o cenário mundial e as perspectivas da safra 2011/12 no Brasil”, diz o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari.

“O momento é de atenção. Estamos no terceiro ano consecutivo de déficit no mercado mundial. Neste último ano esperava-se que houvesse um ligeiro superávit, mas em função dos desastres climáticos em várias partes do mundo, houve uma grande absorção da produção que foi colocada a mais no mercado pelo Brasil e Índia. Isso fez com que todo esse esforço de produção adicional fosse compensado e esteja agora resultando numa expectativa de ligeiro déficit”, explica Nastari

Para o especialista, nos primeiros dois trimestres de 2011, o mercado mundial continuará carente de produto, o que faz com que os preços continuem pressionados. “Por outro lado, o atraso no desenvolvimento fisiológico da cana na região Centro-Sul faz com que exista a perspectiva de início de moagem um pouco mais atrasado que o normal, o que faz com que os estoques de passagem de álcool em particular precisem ser muito bem acompanhados e esses estoques vão depender em grande parte da relação de preço hidratado X gasolina nesses próximos três a quatro meses”.

As inscrições para o IV Simpósio Datagro/UDOP deverão ser feitas até o dia 10 de fevereiro, no portal da UDOP (www.udop.com.br). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail uniudop@udop.com.br ou pelo telefone (18) 2103 0528.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram