JornalCana

Seca agride nova safra norte americana e do NE; Unida faz reivindicações

img4679

Na última quarta-feira (9/1), os Estados Unidos decretaram estado de calamidade natural em 14 estados por conta da estiagem prolongada. No Nordeste brasileiro, a situação não é diferente. Mas para a Unida – União Nordestina dos Produtores de Cana, a diferença entre o país tupiniquim e os EUA está na postura dos governantes. “O Brasil continua sem ações públicas à altura do país estrangeiro”, revela a entidade em nota.

Segundo a entidade de classe regional, em terras nacionais, a produção canavieira nordestina teve uma redução de até 60%, a exemplo de vários municípios do estado de Pernambuco. Segundo o dirigente da entidade, Alexandre Lima, o déficit impedirá que os agricultores brasileiros invistam no trato cultural adequado da nova safra de cana de açúcar. “Até as poucas medidas do governo federal, como a renegociação de dívidas e financiamentos a juros menores em função da seca, tem problemas que impedem a participação dos agricultores”, diz o presidente da Unida.

Reivindicações

Ele explica que centenas de produtores não podem participar da ação do governo enquanto não seja decretado estado de emergência no município ou no estado onde a plantação foi afetada – critério para que o agricultor possa participar da medida. Além da seca, Andrade Lima reclama que a burocracia do governo também afetará a nova safra, uma vez que faltarão recursos próprios para que o produtor invista no manejo adequado dos canaviais. Ele lembra que a estiagem na região começou deste o mês de março do ano passado.

“Enquanto o tratamento dado aos agricultores do nosso país é este, o governo dos EUA, após observação de oito semanas consecutivas de seca classificada entre severa e extraordinária, decretou situação de calamidade natural em 597 condados de 14 estados”, conta Lima. 

O dirigente informa que desde 2012, solicitou ao governo de Pernambuco a decretação do estado de emergência em toda a Zona da Mata, reduto tradicional da cultura canavieira, mas o pleito ainda não foi atendido. Ele fala ainda que muitas prefeituras da localidade ou não conseguiram concluir o respectivo processo, ou não fizeram em função da mudança de gestores em decorrência das últimas eleições municípios.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram