JornalCana

Safra de cana no Nordeste deve ser 3,5% menor

A informação foi divulgada pelo portal de notícias Paraíba Total: a expectativa da safra de cana-de-açúcar 2015/16 no Nordeste, que começa oficialmente no dia  1º de setembro, pode ser até 3,5% menor em relação ao período anterior, que produziu quase 52 milhões de toneladas.

Segundo o Paraíba Total, a informação partiu da Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado e foi confirmada pelo presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Lima.

Caso essa projeção se confirme, a moagem no próximo ciclo ficará em torno de 50 milhões de toneladas, contradizendo a previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estima um aumento de 3% na produção da região.

Já a projeção para a safra do Centro-Sul do país, que é a principal região produtora do Brasil, é de crescimento com uma estimativa, segundo a Datagro, de 604,6 milhões de toneladas.

A moagem no Nordeste é projetada em 50 milhões de toneladas na 15/16
A moagem no Nordeste é projetada em 50 milhões de toneladas na 15/16

A queda de produção prevista para o Nordeste, segundo o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan),  Murilo Paraíso, não deve atingir a Paraíba que deve manter o patamar de produção da safra anterior ou mesmo aumentar um pouco a produção que foi de 6.723.322 toneladas.

“Se chover no tempo certo e com certa regularidade, a nossa expectativa é de manter a produção anterior ou até mesmo aumentar um pouco”, afirma Murilo, lembrando que se o pagamento da subvenção sair, a situação do produtor melhorará.

“Sem a subvenção, houve um desestimulo no plantio e trato da cana, mas ainda temos esperança de receber esse pagamento esse ano, estamos aguardando a presidenta Dilma se posicionar nas próximos três semanas”, explica Murilo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram