JornalCana

Rainha das nozes aquece economia no interior de São Paulo

Macadâmia colhida
Macadâmia colhida

O cultivo da rainha das nozes, a Noz Macadâmia, foi iniciado em Dois Córregos/SP há aproximadamente 25 anos. A iniciativa surgiu da visão pioneira do empresário Dr. José Eduardo Mendes Camargo e de sua esposa, Maria Teresa Egreja Camargo (Teca). Hoje a QueenNut Macadâmia é referência em qualidade e produtividade, beneficiada pelo clima ideal, excelente infraestrutura e pela mão de obra de qualidade presente na região.

O começo desta história de sucesso ocorreu em 1989, quando José Eduardo iniciou o viveiro de mudas e o plantio das primeiras 250 árvores. Desde sua fundação, a empresa familiar, adotou um estilo singular de gerenciamento alinhando a busca constante de excelência tecnológica, a preservação do meio ambiente e o respeito ao ser humano priorizando aética no relacionamento com colaboradores, clientes e fornecedores.

Grande parte do sucesso obtido desde sua fundação foi devido aos constantes investimentos para o desenvolvimento de seus colaboradores e fornecedores de matéria prima, focando na qualificação da mão de obra e na transferência de tecnologia de produção agrícola.

O objetivo da QueenNut Macadâmia é oferecer produtos de qualidade, mantendo sempre um alto padrão de qualidade, sinônimo de seriedade na produção e respeito aos clientes.

Novas árvores

pomarNeste ano, a empresa está ampliando seu pomar. Aproximadamente 6.000 mil novas árvores foram plantadas na Fazenda São Silvestre. Mas, o projeto de expansão prevê o plantio de 100 hectares (25 mil árvores) até janeiro de 2016, incremento de 33% nos 300 hectares existentes atualmente.

Segundo informações do gerente agrícola e engenheiro agrônomo da empresa, Leonardo Moriya, esse plantio está sendo feito com todo um planejamento e delineamento de layout direcionado para a busca da mecanização plena. “Estamos determinando desde já um pomar passível de ser 100% mecanizado, desde manejos de adubações, controles de ervas daninhas, bem como colheita”, frisou.

Outro fator interessante neste novo projeto da empresa é que o pomar está sendo consorciado com milho, intercaladamente ao plantio das linhas de macadâmia. Este consórcio permite uma de renda extra na área enquanto as plantas de macadâmia são jovens e estão em desenvolvimento. “O consórcio é uma otimização da utilização da terra”, finalizou Moriya.

Potencial

viveiro de mudas 1A QueenNut Macadamia já está consolidada no mercado e trabalha também para divulgar o potencial de negócio do cultivo da rainha das nozes na região. Em 2014, a produção nacional foi de 5,5 mil toneladas de noz em casca, deste total, 2 mil foram processadas pela empresa dois-correguense, 35% de toda a produção Brasileira.

Segundo Pedro Piza, diretor da empresa, nos últimos 10 anos, enquanto a população mundial cresceu 1,5% ao ano o consumo de nozes aumentou 7% ao ano. “As pessoas estão cada vez mais incluindo produtos saudáveis em sua dieta, esta é uma tendência mundial e irreversível, empresas que atuam neste setor estão crescendo de forma constante e sustentável”.

Desenvolver parcerias com empresas de ponta foi uma das estratégias adotadas pela QueenNut, desenvolvendo e fornecendo matéria prima para grandes grupos consumidores como Wickbold, Kopenhagen, NuttyBavarianno Brasil, Kraft Foods nos Estados Unidos, Intersnack na Europa e ShoEi no Japão.

Outra área de atuação é a produção de óleo usado como base de cosméticos, sendo a macadâmia amplamente conhecida pelo seu poder hidratante, por ser rica em ácido palmitoléico. Isso permite que o óleo hidratante atinja até a sétima camada da pele.

Também está em andamento estudo em conjunto com a FAPESP para o uso do óleo de macadâmia para o consumo humano, em forma de cápsulas, identificando todos os benefícios a saúde da ingestão diária do produto.

viveiro de mudas 2“Temos vontade que o cultivo da Noz Macadâmia se dissemine na nossa região como diversificação ao cultivo da cana de açúcar devido à proibição da queima da palha. É uma cultura que vem se consolidando no mundo. Temos tecnologia de produção, mercado consolidado e preços estáveis há mais de cinco anos, trazendo uma boa rentabilidade para o produtor. Sem dúvida é uma oportunidade para os produtores que estão procurando uma diversificação de negócio”, comentou a empresária da QueenNut Macadamia, Maria Teresa Egreja Camargo (Teca).

Dois Córregos sedia Festa da Macadamia em Setembro

A empresa QueenNut Macadâmia está organizando a Festa da Macadâmia que acontecerá no mês de Setembro. Segundo a programação, a Festa da Macadâmia será entre os dias 18 a 20 de Setembro, com diversas atrações como abertura com missa do Padre José de Dourado, palestras técnicas, exposição de máquinas e implementos agrícolas, concurso gastronômico, visita à empresa, etc. Essa será a segunda edição da festa, buscando aproximar os produtores e interessados pela área, além de apresentar informações do cultivo da rainha das nozes: a macadâmia.

A empresa

O compromisso e a seriedade no gerenciamento dos negócios rendem números e títulos importantes. A empresa é a maior processadora do Brasil, responsável hoje por 35% da produção nacional de nozes. Exporta o produto e possui os seguintes certificados:- HACCP CodexAlimentarius (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar) exigido pela FDA (FoodandDrugAdministration – órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos) para importação de produtos e também o certificado Kosher que atesta que a empresa obedece às normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa.

O destaque da empresa dois-correguense também é voltado para a área social, já que é uma das associadas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e está comprometida com a causa da proibição do trabalho infantil.

A QueenNut ainda foi vencedora do Prêmio Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em 2009 na categoria Desempenho Industrial e também teve seu trabalho reconhecido em 2010, sendo a empresa vencedora estadual do Premio Sesi Qualidade no Trabalho na categoria Ambiente de trabalho seguro e saudável.

Conheça mais através do site: www.queennutmacadamia.com.br.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram