JornalCana

Quem é a maior comercializadora de açúcar e etanol e por que ela foi premiada

Um dos galpões de açúcar da Copersucar

Unindo o campo e a indústria, a Copersucar é uma comercializadora global de açúcar e etanol, com logística integrada em toda a cadeia de negócios, excelência operacional e geração de valor de forma sustentável. A companhia é a maior empresa brasileira de exportação de açúcar e etanol. Também possui a maior capacidade de armazenagem de açúcar e etanol do Brasil, com receita líquida estimada em 28,3 bilhões de reais.

Leia mais: Por que Rubens Ometto foi eleito Sugar Man of the Year 2017

São 35 usinas associadas espalhadas pela região Centro-Sul do País. A comercializadora não se destaca somente pelos números que a fazem uma gigante exportadora, mas também por seu modelo de gestão. A base de seu modelo corporativo está no que a companhia chama de Os 4 Elos da Cadeia de Valor, elencados por: clientes e mercado interno e externo; o transporte e a comercialização; a comercializadora e finalmente, as usinas.

A Copersucar ampliou ainda mais a presença internacional por meio da Alvean, que tem como principal atividade a comercialização global da commodity. Na Safra 2016-2017, 5,3 milhões de toneladas foram comercializadas, sendo 3,5 milhões destinadas ao mercado externo. A Alvean, por sua vez, originou mais de 5,4 milhões de toneladas no Brasil, para atendimento aos clientes internacionais.

Leia mais: Entenda como a carbonatação no processo de produção de açúcar fez do Ingenio Aguaí o Sugar Mill of the Year

Com a aquisição da Eco-Energy, tornou-se a maior plataforma global de biocombustíveis. Juntas, as empresas comercializaram, na Safra 2016-2017, 13,4 bilhões de litros de etanol. A Eco-Energy movimentou, no período, 9,2 bilhões de litros. A Copersucar comercializou mais de 4 bilhões de litros, sendo 0,5 bilhão destinados às exportações.

Copersucar supre os grandes consumidores mundiais

A trading não conta com ativos de produção, mas com contratos para a aquisição de açúcar e de etanol, fornecidos principalmente pelas usinas sócias. A comercializadora e suas usinas sócias atingiram um grau de maturidade e prontidão para o mercado que lhes permite suprir os grandes consumidores mundiais.

É o caso das exportações de etanol para os Estados Unidos, que devem atender à regulação federal da Environmental Protection Agency (EPA), e para o mercado da Califórnia, que devem seguir as regulamentações da California Air Resources Board (CARB), a agência estadual de proteção ambiental.

Leia mais: Conheça a produção sustentável que premiou o Grupo Pantaleon

A Companhia possui também dois importantes certificados, o Bonsucro™, que estabelece um padrão de sustentabilidade para a produção de cana-de-açúcar e é exigido por clientes nacionais e internacionais, e o International Sustainability and Carbon Certification (ISCC), que viabiliza a comercialização de etanol na Europa.

Prêmio MasterCana Award

Todos estes atributos foram determinantes para que o comitê julgador do Prêmio MasterCana Award elegesse a Copersucar como Trading of the Year. A diretoria da companhia receberá em mãos o troféu do MasterCana Award no dia 6 de novembro, na Vila Bisutti, em São Paulo, capital.

Mais informações:

Prêmio MasterCana Award

Data: 6 de novembro de 2017

Horário: 19:30

Local: Casa Villa Bisutti – São Paulo (SP)

Contato: rose@procana.com.br – (16) 99153-8690

www.mastercana.com.br/award

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram