JornalCana

Quem acredita, inova!

Rezam os manuais de autoajuda e a maioria dos livros religiosos que é imprescindível acreditar, sempre. Entretanto, em momentos de crise é que devemos acreditar, mais do que nunca.

Felizmente podemos contar com pessoas e empresas no setor que não se rendem jamais ao desânimo. Esta edição do JornalCana mostra, entre outras matérias importantes, duas destas empresas sempre perseverantes. A primeira é o Grupo HPB, objeto de nossa reportagem de capa. Embora sua diretoria reconheça o momento difícil do setor e do mercado como um todo (veja entrevista de Renato Malieno Nogueira nas páginas 20 a 22), a empresa sempre investiu em aprimoramento tecnológico. Insistiu na adoção de geradores de vapor em altas pressões e introduziu sistemas modernos de queima do bagaço e palha, primeiro em grelhas rotativas e, mais recentemente, em ambiente de leito fluidizado borbulhante, com ciclos regenerativos de calor.

A Citrotec, por sua vez (veja matérias nas páginas 24 e 25), após sete anos de burocracias, obteve a patente do Ecovin JL, um potente evaporador de concentração de vinhaça acoplado à destilaria, desenvolvido em parceria com o cientista em destilarias Jaime Lacerda, quando ainda vivo.

O diretor da Citrotec, Paulo Sampaio, diz que é gratificante ver um trabalho como este reconhecido, especialmente por ser equipamento genuinamente brasileiro, hoje reconhecido em 5 países estratégicos para o etanol: África do Sul, Austrália, Brasil, Colômbia e Índia.

Ações como estas, somadas a outras como as do portfólio do Pró-Usinas, que viabiliza soluções que apresentam resultados comprovados no incremento da eficiência e da rentabilidade das usinas, vem sendo implementadas com sucesso.

Simultaneamente o mercado começa a reagir. O ritmo de importações de fertilizantes cresceu 63% neste fevereiro diante de igual período de 2014, segundo dados da Cacex. É um dado importante, porque mostra o agronegócio investindo na produção.

Estes dados justificam a manchete de capa e animam o setor. Afinal, quem inova, acredita. E, quem acredita, inova.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram