JornalCana

Quais os efeitos da otimização energética para implantação de uma fábrica de açúcar

Os resultados da otimização energética para implantar uma fábrica de açúcar em uma usina de cana, passam pelo aumento da capacidade de moagem e consequentemente a capacidade produção de açúcar e etanol. Ou seja, se investe em otimização energética, reduz o consumo de vapor produzindo mais e respeitando a qualidade do produto.
 
Leia mais: Saiba 4 sinais de que a moenda de uma usina está recebendo os cuidados básicos
 
“É preciso fazer o balanço de massa e energia e verificar de acordo com as condições do quanto ela poderá produzir a partir de sua configuração”, afirma João Sisdelli Neto, diretor da Sisdelli Consultoria Industrial.
 
Leia mais: Engenheiro revela detalhes do processo de clarificação de açúcar por carbonatação
 
“É mais barato investir em processo para reduzir consumo de vapor do que comprar uma caldeira. É importante, então, verificar se essa diferença é pequena para que o investimento seja feito nos processos — técnicas e metodologias para adequar — ao seu processo a capacidade de caldeira da unidade”, explica Sisdelli que recentemente trabalhou em uma operação de otimização energética na Bioenergética Aroeira, de Tupaciguara (MG), que moerá na 2017/18, 1,450 milhão de toneladas de cana.
 
Leia mais: Conheça 3 passos para aumentar a vida útil dos equipamentos na área de moenda
 
O trabalho realizado faz como que a fábrica consiga manter o mesmo processo gastando menos vapor. “Existem recursos tecnológicos que se aplicam e reduzem o consumo especifico de vapor, reduz o consumo de cada processo e consumo total da planta”, conta.
 
Leia mais: 4 passos para utilizar a Excelência Operacional como método de gestão
  
Sisdelli apresentará os detalhes da implantação durante a palestra que proferirá no 5º Curso de Fabricação, Secagem e Embalagem de Açúcar, dia 30 de novembro no Centro de Eventos Zanini em Sertãozinho (SP).
 
A programação completa é especial e irá abordar temas para aplicação prática nas usinas visando obter máxima eficiência nos processos. Confira clicando aqui.
Mais Informações
Telefone: (16) 3512.4300
Whatsapp: (16) 99119-5368
E-mail: thais@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram