JornalCana

Programa de muda pré-botada será lançado em Guariba

Guariba (SP) sedia na sexta-feira (13/03) a implantação do programa de Polos Regionais de Mudas Pré-Brotadas (MPB). Ação focada no ganho de produtividade, e que era comum em regiões canavieiras e se perdeu ao longo dos anos, volta a ser retomada pelo Instituo de Agricultura (IAC), da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo.

O sistema de MPB foi desenvolvido pelo IAC com o objetivo de multiplicar mudas, com alto padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio.

O MPB é direcionado ao aumento da eficiência e dos ganhos econômicos na implantação de viveiros, renovação e expansão de áreas de cana.

Landell fará palestra sobre o cenário da canavicultura
Landell fará palestra sobre o cenário da canavicultura

Segundo o IAC, outro grande benefício dessa tecnologia está na redução da quantidade de mudas que vai a campo. Para o plantio de um hectare de cana, o consumo de mudas cai de 18 a 20 toneladas, no plantio convencional, para 2 toneladas no MPB.

“Isso significa que 18 toneladas que seriam enterradas como ‘mudas’ irão para a indústria produzir etanol e açúcar, gerando ganhos”, explica o pesquisador do IAC, Mauro Alexandre Xavier, em relato à imprensa.

Para dinamizar a adoção do sistema, o Programa Cana IAC criou também o kit de pré-brotação IAC. Este kit será entregue a alguns produtores a fim de contribuir para a qualificação do processo de produção de mudas, fase essencial para os resultados da canavicultura moderna.

Os polos regionais de MPB são uma das iniciativas do +cana, que engloba ainda projetos de manejo do Sphenophorus levis e broca, espaçamento do canavial, uso de maturador, ensaios de nutrição e adubação, agricultura de precisão, entre outros, tudo com foco no aumento da produtividade e longevidade do canavial.

O evento 

 

O lançamento do polo integra a iniciativa + cana, mais produtividade no canavial, a ser lançada no evento do dia 13, no auditório da Socicana, em promoção pelo IAC, Coplana e Socicana.

O evento está programado para começar às 8h. Às 9h, está prevista a palestra “Novos Caminhos para a Canavicultura’, com Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC) Ribeirão Preto. O secretário estadual da Agricultura, Arnaldo Jardim, também está confirmado para o evento.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram