JornalCana

Mesmo com clima desfavorável cana pode aumentar produtividade

Durante o 6º encontro do Grupo Fitotécnico realizado nesta terça-feira, dia 7 de outubro, no Centro de Cana do IAC de Ribeirão Preto, SP, especialistas apresentaram aos participantes ferramentas e técnicas para impulsionar a produtividade agrícola.

Marcos Landell, pesquisador e coordenador do grupo, afirmou que é viável a produtividade canavieira acima de 100 toneladas mesmo em condições climáticas desfavoráveis, e para assegurar aos participantes, Landell apresentou resultados científicos e relatos de usinas. “Falar sobre este tema (alta produtividade agrícola) parece contrassenso se pensarmos nas secas vividas nos canaviais do país, porém existem empresas que mesmo neste cenário conseguiram produzir de maneira eficiente. Procuramos mapear os principais itens e estratégias que levam a esta produtividade”, explicou.

O professor da Esalq/USP, Fábio Ricardo Marin, conversou com os presentes sobre o potencial da cultura canavieira em incrementar a
produtividade utilizando as mesmas condições de infraestrutura, solo e recursos. O pesquisador estuda a viabilidade de aumentar a produtividade agrícola canavieira através de padrões fisiológicos apresentados nas safras do país. Marin explicou que este levantamento é realizado há décadas nos Estados Unidos para outras culturas, como a soja e o milho, e que estas culturas possuem máxima eficiência agrícola, ao contrário da cana, que apresenta ainda um gap produtivo, ou seja, uma diferença entre a produtividade atual e a máxima. “O que percebemos é que ainda há espaço para crescimento produtivo da cana-de-açúcar no país com as mesmas condições de plantio. Assim devemos destacar a importância de manejo, há desafios tecnológicos que seguram a produção e atualmente são barreiras para o desenvolvimento positivo da cultura nos próximos anos, como a operação mecânica do solo, que atualmente apresenta problemas com compactação. Temos ainda limitações em manejo nutricional e dificuldades relacionadas à época e local de plantio. Identificando estes entraves podemos aumentar a produção sem expandir em área”, afirmou o professor.

Para Gaspar Kondorf, professor e pesquisador da Universidade federal de Uberlândia (MG), apresentou alguns destes entraves e as soluções para alcançar elevada produtividade. “Adotar práticas de adubação em sistemas de alta produção implica em uma série de manejos, como a rotação de culturas, correção dos solos com calcário e fosfato e níveis mais elevados de adubação para uma produtividade mais elevada”, comentou. Kondorf ressaltou que a adoção desta adubação mais intensificada deve ser monitorada com cuidado para que os resultados não sejam negativos. O professor assegurou os investimentos com este manejo trás retorno produtivo capaz de cobrir tais custos.

A cobertura completa do evento estará disponível na edição 250 do JornalCana

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram