JornalCana

Preços baixos de açúcar e etanol frustram, diz presidente da Tereos

Alexis_Duval_web
O diretor presidente do Grupo Tereos, Alexis Duval, afirmou nesta quarta-feira, 23, que o ´sentimento geral´ da companhia com o setor sucroenergético no Brasil ´é de grande frustração´. O cenário enfrentado no País é de preços baixos do açúcar e, principalmente, do etanol, combustível que enfrenta ainda a baixa competitividade com o controle governamental dos preços da gasolina. ´Não existe potencial para o setor como o do Brasil nas áreas agrícola e competitiva, mas estamos frustrados com os preços baixos do etanol´, disse Duval, durante inauguração da planta de amido e xarope de milho da companhia, em Palmital (SP).

O executivo francês criticou ainda a logística para a exportação de açúcar a partir do Brasil, que torna o País menos competitivo em relação a outros concorrentes mundiais. ´Se não melhorar a logística, é difícil no curto prazo´, afirmou.

Duval admitiu ´uma retração nos investimentos potenciais´ no setor sucroenergético diante do cenário, principalmente em construções de novas usinas e grandes ampliações de unidades já existentes. ´O setor demanda investimento pesado e a situação potencial de preços baixos faz com que o nível (de investimento) seja menor que o do começo dos anos 2000´, explicou. ´Isso tem de ser revertido, porque o potencial é grande e, no longo prazo, (o cenário) é positivo´, completou.

Com sete usinas produtoras de açúcar, etanol e energia elétrica no Brasil, a companhia segue o plano de investimentos de US$ 500 milhões iniciado em 2010, de acordo com Duval. Os investimentos priorizam, principalmente, a área agrícola, pequenas ampliações e a cogeração para a produção de energia elétrica.´Os fundamentos de produção estão no Brasil, mas os fatores mercadológicos causam desconforto e cautela´, ratificou Jacyr Costa – diretor da divisão Brasil do Grupo Tereos.

Fonte: Agência Estado

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram