JornalCana

PLD fica em R$ 388,48 por MWh até 06/03

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) até o dia 06 deste mês foi novamente fixado em R$ 388,48/MWh pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O valor é o limite máximo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o PLD em 2015.

O custo marginal de operação apresentou redução em todos os submercados, em razão da melhoria prevista na conjuntura hidrológica de todo o Sistema Interligado Nacional (SIN). No submercado Sudeste/Sul a redução ficou em torno de 17%, no Nordeste a queda foi de 34% e no Norte de 56%. Ainda assim, o CMO manteve-se acima do PLD máximo.

A acentuada redução no custo do Norte é explicada pela expectativa de elevação das afluências, comportamento esperado para esta época do ano.

Segundo a previsão, a ENA do Norte deve atingir 77% da média histórica em março, superior aos 56% verificados em fevereiro. Esta elevação possibilita a máxima utilização dos recursos hidráulicos e consequente envio de energia para o Sudeste e o Nordeste, atingindo os limites de intercâmbio de energia entre essas regiões, o que ocasiona a diferença entre os custos desses submercados.

A previsão de aumento das afluências também deve ser verificada nos demais submercados. No Nordeste, a ENA esperada é de 39% para março contra os 28% de fevereiro. Já no Sudeste, a expectativa é de 70% da média para o mês de março, frente aos 59% verificados em fevereiro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram