JornalCana

Pesquisas recebem verba de R$ 5,9 mi; cana também é contemplada

Nove projetos de pesquisa da Embrapa, todos voltados para a agricultura nacional, serão beneficiados com recursos, na ordem de R$ 5,9 milhões, destinados pela Monsanto ao Fundo de Pesquisa Embrapa-Monsanto. Entre os projetos, também há espaço para o segmento canavieiro na área de prospecção de genes de cana-de-açúcar para melhoramento genético visando tolerância à seca.

Os valores são oriundos do compartilhamento dos direitos de propriedade intelectual, a título de royalties, sobre a comercialização de variedades de soja da Embrapa com a tecnologia Roundup Ready® na safra 2009/2010.

Além da cana, entre as iniciativas apoiadas estão estudos ligados a culturas populares no Brasil, como feijão (obtenção de resistência ao Mofo Branco via engenharia genética) e arroz (transformação por genes relacionados à tolerância à seca e aumento do potencial produtivo). Os valores serão aplicados em projetos da Embrapa, escolhidos por meio do comitê gestor do Fundo de Pesquisa que a Monsanto mantém em parceria com a entidade.

“Por conta das demandas agrícolas crescentes, é preciso um esforço conjunto para que possamos produzir mais, conservar mais e melhorar a vida de quem trabalha na agricultura e de toda a população que consume os produtos gerados no campo. Em alinhamento a esse foco, sentimos um imenso orgulho em termos como parceiros a Embrapa, referência mundial no desenvolvimento de pesquisas agrícolas”, afirma André Dias, presidente da Monsanto do Brasil.

Para a Embrapa, a parceria com a Monsanto é estratégica. “Acordos como este, com foco na pesquisa agrícola e na inovação, são fundamentais, e estão alinhados com as prioridades do governo, no sentido de reunir os setores público e privado no enfrentamento do desafio global de aumentar a produtividade agrícola de maneira sustentável”, completa o diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, que prestigiou o evento de repasse do Fundo ao lado do chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Pedro Machado, e alguns dos pesquisadores que receberão recursos neste ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram