JornalCana

O que João Guilherme Sabino Ometto pensa sobre os biocombustíveis

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP (1963), João Guilherme Sabino Ometto é considerado um dos medalhões do setor sucroenergético. Dono de um vasto currículo profissional, foi presidente da Unica e da Copersucar, mas foi na dirigindo o  Grupo São Martinho — onde atualmente compõe o Conselho Deliberativo — que  Ometto deixou um de seus mais expressivos legados.

Leia mais: Por que Rubens Ometto foi eleito Sugar Man of the Year 2017

A São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade aproximada de moagem de 24 milhões de toneladas de cana. Possui quatro usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto (SP); Iracema, em Iracemápolis, na região de Limeira (SP), Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia (GO). A companhia também possui uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também localizada em Iracemápolis. O índice médio de mecanização da colheita é de 98,9%, chegando a 100% na Usina Boa Vista.

Leia mais: Quem é a maior comercializadora de açúcar e etanol e por que ela foi premiada

As usinas São Martinho, Iracema e Santa Cruz produzem açúcar e etanol, enquanto que a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas elas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente (exceto a usina Iracema).

Leia mais: Entenda como a carbonatação no processo de produção de açúcar fez do Ingenio Aguaí o Sugar Mill of the Year

Na safra 2016/17, foram processadas um total de 19.281 milhões de toneladas de cana, ainda considerando a participação proporcional da Usina Boa Vista (50,95%), que resultaram em 1.301 toneladas de açúcar e 667 mil m³ de etanol.

Leia mais: Conheça a produção sustentável que premiou o Grupo Pantaleon

Após um abrangente processo de profissionalização, a São Martinho teve, a partir de fevereiro de 2007, suas ações negociadas no Novo Mercado, índice mais elevado de governança corporativa, da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), sob o código SMTO3.

Leia mais: Por que Luciano Sanches Fernandes foi eleito Empresário do Ano

Saídas para os biocombustíveis, segundo João Guilherme Sabino Ometto

João Guilherme Sabino Ometto é um executivo cuja visão estratégica é admirada por muitos. Em recente artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, ele expôs sua visão sobre os biocombustíveis no Brasil. “No setor de combustíveis líquidos, o Brasil está diante de duas opções: resignar-se à condição de importador estrutural, construindo mais terminais portuários para viabilizar a compra externa de estimados 24 bilhões de litros de gasolina e 28 bilhões de litros de diesel por ano em 2025, com dispêndio anual de 20 bilhões de dólares, a preços atuais; ou criar condições que viabilizem a retomada do interesse no investimento privado em biocombustíveis, consolidando a sua transição da economia do carbono para a sustentável”, afirma.

Quem é Quem no Setor

Pela suma importância no setor, João Guilherme Sabino Ometto será homenageado na noite de 6 de novembro durante o Prêmio MasterCana, que acontece na Villa Bisutti, em São Paulo, capital. Ele tem presença confirmada no evento onde receberá o troféu na categoria Quem é Quem no Setor, que reconhece as personalidades mais emblemáticas da história da agroindústria canavieira.

Mais informações:

Prêmio MasterCana Award

Data: 6 de novembro de 2017

Horário: 19:30

Local: Casa Villa Bisutti – São Paulo (SP)

Contato: rose@procana.com.br – (16) 99153-8690

www.mastercana.com.br

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram