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Novo modelo de agendamento de cargas de Santos pode causar caos logístico

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O modelo de agendamento prévio de cargas implementado em Santos (SP) este ano, com multas que podem variar de R$ 1 mil a R$ 20 mil, causou polêmica entre os especialistas de transportes que questionam o surgimento de um possível caos logístico. Thiago Péra, pesquisador da Esalq-Log (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial) relata que as autoridades portuárias querem implementar multas absurdas, porém essa fila existirá em algum lugar. “Essa medida vai forçar as transportadoras a ter uma boa gestão em médio prazo, mas em curto prazo causará grande transtorno”, enfatiza.

Antonio Petzold, consultor de negócios estratégicos da Archer Consulting lembra que a estadia de caminhão custa caro e com o novo sistema de agendamento de cargas, muitos deles ficarão encostados em rodovias e as transportadoras poderão aumentar o valor dos fretes. “Se esse transporte fosse mais planejado, programado e controlado teríamos uma redução de 20% nos custos. Minha sugestão é não deixar autoridade portuária organizar isso, mas os próprios terminais de exportação”, conclui.

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