JornalCana

No Centro-Sul, moagem chega ao menor nível desde 2007/08

Usinas estão reduzindo o ritmo de moagem diante da perspectiva de menor oferta de matéria-prima
Usinas estão reduzindo o ritmo de moagem diante da perspectiva de menor oferta de matéria-prima

As usinas do Centro-Sul moeram 35,98 milhões de toneladas na segunda quinzena de julho, de acordo com dados divulgados pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar. O valor é o menor já registrado desde a safra 2007/08, quando 25,27 milhões de toneladas foram processadas na mesma quinzena. Com isso, a moagem no mês alcançou 77,39 milhões de toneladas, retração de 11,49% comparativamente a julho de 2013.

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da entidade, fala sobre os motivos desta queda. “A redução se deve às chuvas que ocorreram em parte da região produtora de cana-de-açúcar e à redução do ritmo de moagem por várias usinas diante da perspectiva de menor oferta de matéria-prima para processamento nesta safra”, afirma.

No acumulado até 1º de agosto, o volume processado somou 280,43 milhões de toneladas, contra 270,16 milhões de toneladas observadas em igual período do ano anterior.

A produtividade agrícola também não é boa. Informações preliminares levantadas pelo CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, junto a 154 unidades produtoras, indicam que a redução no rendimento da área colhida em julho na região Centro-Sul deve ficar próxima de 10% e, no Estado de São Paulo, pode superar 13% no comparativo com o mesmo período de 2013. Com isso, a quebra agrícola acumulada desde o início da safra até 1º de agosto deve atingir cerca de 7% na região Centro-sul do país.

ATR

Já com relação ao teor de ATR Açúcares Totais Recuperáveis, na segunda metade de julho atingiu 141,20 kg por tonelada de cana, alta de 6,07% quando comparado ao resultado verificado na mesma quinzena de 2013 (133,12 kg de ATR por tonelada). No acumulado desde o início da safra até 1º de agosto, a concentração de ATR totalizou 128,79 kg, contra 125,76 kg registrados na mesma data de 2013.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram