JornalCana

México ganhará biorrefinaria de etanol em 2016

Planta começará a produzir etanol no segundo semestre do ano que vem

Bee Energy, empresa de energias renováveis  de capital  mexicano e norte-americano, vai inaugurar sua primeira biorrefinaria de etanol  no estado de San Luis Potosi, México, no segundo semestre de 2016. A planta produzirá etanol de primeira e segunda geração com a ajuda de tecnologia das empresas parceiras, Novozymes e Beta Renewables.

Segundo apurou o portal JornalCana, as atividades da unidade se concentrarão na destilação de etanol e na cogeração de energia elétrica….

Serão cultivados 15 mil hectares de cana-de-açúcar e sorgo sacarino, com  capacidade de moagem prevista de 10 mil toneladas por dia. Por razões estratégicas, a empresa ainda não está divulgando os números do investimento e nem da capacidade instalada da nova planta. “Vemos a bioenergia como uma ferramenta importante para a produção sustentável de cada vez maiores quantidades de energia e alimentos, conforme permite a tecnologia atual”, declara a empresa em comunicado à imprensa.

Após seis anos de investimentos, pesquisas e negociações para desenvolver um programa de bicombustíveis avançados, a Bee Energy tem como objetivo se tornar o principal produtor de etanol do México nos próximo anos. Criada em 2009, a empresa se localiza na fronteira de três importantes estados mexicanos ( San Luis Potosi, Veracruz e Tamaulicas). Desde sua chegada a companhia tem contratado e treinado profissionais da região para o trabalho em diferentes áreas da biorrefinaria. De acordo com o gerente da área agrícola, Roberto Chamorro, a empresa pretende impactar positivamente a região, transformando-a em um pólo de desenvolvimento. “ Não se pode definir  energia renovável sem antes definir como serão sustentadas as comunidades impactadas pela empresa”, disse. Quando a planta estiver operando, serão gerados cerca de 5.000 empregos diretos e indiretos. O intuito é priorizar o desenvolvimento humano e a criação de oportunidades que contribuirão para a melhoria da realidade regional.

A construção da biorrefinaria segue as premissas de desenvolvimento sustentável que a Bee Energy tem como um de seus pilares. “Além de estarmos comprometidos com nossa responsabilidade social, essa será uma planta extremamente eficiente, que contará com recursos que visam a redução dos impactos ambientais”, afirmou Chamorro.

Leia mais:México produz 10% menos açúcar

Roberto Chamorro, gerente agrícola da Bee Energy
Roberto Chamorro, gerente agrícola da Bee Energy

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram