JornalCana

Melhoria contínua requer otimização de processos e redução de custo

2012-09-14 Tuper Treinamento ColaboradorA implantação de um processo de melhoria contínua extrapola, nos dias de hoje, a obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade ou mesmo a adoção de programas nessa área. Mesmo assim, a conquista da ISO 9000 é ainda considerada como medida fundamental para o atendimento das exigências do mercado.

A partir da utilização dessa ferramenta, a empresa organiza o sistema produtivo para entregar os produtos conforme as especificações comercializadas – afirma Josias Messias, presidente do Pró-Usinas, portfólio de soluções voltadas ao incremento da eficiência e da rentabilidade de usinas e grupos sucroenergéticos.

Se não for feito isto, haverá perdas, retrabalho – observa.

Mas, não é o suficiente. O foco precisa mudar diante do atual cenário de restrição de receita e da necessidade de baixar custo para manter a empresa viável economicamente – enfatiza.

2014-02-13 Josias Messias Pres ProCana SAP Forum (6)
Josias Messias: ISO 9000 é ainda medida fundamental para o atendimento das exigências do mercado

É necessário otimizar meios de produção, que são pessoas, máquinas e insumos. Ou seja, os processos devem ser organizados de forma eficaz, com menor custo, para entregar produtos de qualidade. A capacitação de pessoas é o grande desafio que as usinas estão enfrentando neste novo cenário. “Existe treinamento que não agrega nada, que não está linkado com a estratégia da empresa ou com a necessidade do departamento”, constata Josias Messias, que preside também a ProCana Brasil.

Segundo ele, a maneira de aplicar o conceito de qualidade é o conhecimento que falta ao setor. “Até os grandes grupos estão buscando essa expertise. Como é que se consegue otimizar os meios de produção para reduzir custo, entregando os produtos dentro das especificações?” – indaga.

Leia matéria completa clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram