JornalCana

MDA e Fiergs vão reforçar participação da agricultura familiar nas cadeias produtivas

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) vão desenvolver trabalho conjunto para reforçar a participação da agricultura familiar nas cadeias produtivas do estado. A parceria foi definida nesta segunda-feira (23) durante reunião do ministro Guilherme Cassel com presidente da Fiergs, Paulo Fernandes Tigre, na sede da entidade, em Porto Alegre (RS).

“Vamos unir os interesses da indústria e da agricultura familiar”, explica o presidente da Fiergs. Paulo Tigre cita como exemplo o projeto que combina produção de alimentos e de biocombustíveis que está sendo implantado no Noroeste do Estado. E lembra: “Hoje, o Rio Grande do Sul importa todo o etanol que consome”.

Guilherme Cassel ressalta que o Censo Agropecuário, divulgado em setembro pelo IBGE, reforçou a percepção do potencial da agricultura familiar gaúcha junto à Fiergs.! O ministro lembra que ele está associado a fatores como a capacidade do segmento de apropriação de políticas públicas de crédito, seguro, comercialização e assistência técnica.

Um exemplo é o do Programa Mais Alimentos, criado pelo MDA em 2008 para estimular a modernização da infraestrutura produtiva das unidades familiares. No Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/2009, os agricultores gaúchos foram responsáveis pela compra de mais de cinco mil tratores de até 78 CV (objeto do Programa), o que corresponde a mais de 30% do total comercializado por meio do Mais Alimentos em todo o País.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram