JornalCana

MasterCana premia 1ª mulher presidente de usina no NE e faz homenagem a Carlos Gilberto Farias, da Agrovale

Por Luiz Montanini, de Recife, PE

12792_10203374331014167_401309176043622498_n
Laureados durante o MasterCana NE

Cerca de 180 dos mais importantes representantes da cadeia produtiva sucroenergética do Nordeste participaram na noite de ontem, 13 de novembro, do Prêmio MasterCana Norte/Nordeste 2014, em Recife (PE). A cerimônia contou com peculiaridade de premiar a primeira mulher presidente de usina no Nordeste, Daniela Petribu Oriá, da Petribu, como “Executiva do Ano”.

Na abertura do Prêmio, o presidente da ProCana Brasil, Josias Messias, exaltou a necessidade de celebração nos momentos de crise. “Estamos vivos e apenas os vivos realizam ações importantes”, disse.

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar de Pernambuco (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool), premiado na categoria “Liderança Institucional”, agradeceu a Josias Messias por sua tenacidade em trabalhar com o setor brasileiro, em especial Nordestino. “Josias faz uma verdadeira cruzada em favor do setor através das publicações da ProCana Brasil”, comentou.

Cunha ainda anunciou a formação de uma frente de prefeitos de 200 municípios nordestinos que irão somar esforços para a recuperação do setor na região. Porque é histórico que boa parte das cidades do Nordeste estejam diretamente ligadas ao sucesso da atividade canavieira.

Ao receber seu prêmio, Daniela Petribu Oriá, presidente da Usina Petribu, homenageou seu avô, Paulo Petribu. “Ele foi meu espelho”. Sobre o momento atual do segmento, enfatizou que “ser bom no momento bom é fácil, mas no momento ruim é difícil”.

Lourenço Lopes, diretor presidente da Asplana de Alagoas (Associação dos Plantadores de Cana), homenageado como “Líder do Ano”, e que esteve acompanhado de sua esposa Maria das Graças, reivindicou a volta da Cide, melhorias nos rendimentos dos motores a etanol, mais campanhas de esclarecimento sobre os benefícios ambientais do etanol, além da perenização das subvenções ao setor no Nordeste.

O presidente do Sindicape (Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar no Estado de Pernambuco), Gerson Carneiro Leão, foi premiado pela Cooperativa do Agronegócio de Cana-de-Açúcar (Agrocan) que administra a Usina Pumaty, na categoria MasterCana Desempenho – Estratégia & Gestão. Durante o evento disse estar satisfeito com a reativação da usina. “Acabamos com a aflição de pelo menos cinco mil pessoas que dependem direta e indiretamente da usina. Do que depender de nós, fornecedores, nenhuma usina do Nordeste voltará a fechar suas portas”, enfatizou.

A premiação terminou com uma singela e tocante homenagem a Carlos Gilberto Cavalcante Farias, sócio fundador da Agrovale, que faleceu em São Paulo, capital, no dia 5 de novembro último. Após apresentação de um vídeo, ao invés dos presentes fazerem um minuto de silêncio, aplaudiram demoradamente a carreira vitoriosa do industrial.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram