Usinas

Maria Emília Jaber é nomeada secretária-executiva da Agricultura

Maria Emília Jaber é nomeada secretária-executiva da Agricultura

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta sexta-feira Maria Emília Mendonça Pedroza Jaber para o cargo de secretária-executiva do Ministério da Agricultura. Mila Jaber, como é mais conhecida, era diretora técnica do Serviço de Apo io às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Tocantins. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

Mila é ligada a atual ministra Kátia Abreu, que deve trocar praticamente todos os secretários na Pasta. A secretaria-executiva estava sendo ocupada pelo engenheiro agrônomo José Gerardo Fontelles, que assumiu o posto nas gestões dos ministros Antônio Andrade e Neri Geller.

A nova secretária-executiva do ministério tem formação em Artes Visuais pela Universidade Federal d e Goiás (UFG) e já exerceu cargos de gestora na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), do Sesi Tocantins e do Sesi/Senai Tocantins.

Além de Mila deverão ser nomeados nos próximos dias outros secretários para o Ministério da Agricul tura. Para a Secretaria de Defesa Agropecuária, Kátia Abreu já escolheu o fiscal agropecuário aposentado, Décio Coutinho, que deixa a assessoria técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade que foi presidida por Kátia desde 2008.

Coutinho foi escalado para substituir Rodrigo Figueiredo, que chegou à secretaria em 2013, indicado pelo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), principal candidato à Presidência da Casa para os próximos dois anos. Figueiredo é acusado por entidades agropecuárias e empresários do setor de editar normas que favoreceriam o Grupo JBS, maior processador mundial de proteína animal. A empresa nega e Figueiredo nunca concedeu entrevistas.

Também aguarda nomeação a russa naturalizada brasileira Tatiana Palermo, que também trabalhava com Kátia na CNA e será oficializada como secretária de Relações Internacionais do Ministério.

Há uma previsão de a ministra se encontrar nesta sexta com a presidente Dilma Rousseff para reforçar as nomeações pendentes de sua equipe e tratar sobre a implementação de ações no ministério como o plano de dobrar a classe média rural e criação de um planejamento nacional de defesa agropecuária para erradicar mais de 10 doenças animais no país.

(Fonte: Valor Econômico)

Banner Evento Mobile