JornalCana

ISO vai revisar balanço de oferta e demanda de açúcar em 2014/15

2007-06-02 Sacas Armazem Estoque Açucar Sao Jose da Estiva (29)SÃO PAULO  –  A Organização Internacional do Açúcar (ISO, na sigla em inglês) prevê divulgar sua primeira revisão para o balanço de demanda e oferta mundial da safra 2014/15 em meados de novembro. No mês de agosto, a entidade previu um superávit global de 1,31 milhão de toneladas da commodity no ciclo iniciado em 1º de outubro deste ano, decorrente de uma produção mundial de 183,75 milhões de toneladas e um consumo 182,45 milhões de toneladas. Entre as estimativas divulgadas até agora pelas principais consultorias mundiais sobre o ciclo 2014/15, a da ISO é a que prevê a maior sobra de açúcar.

Depois da ISO, o maior superávit é previsto pela agência de pesquisa econômica da Austrália (Abares) de 1,20 milhão de toneladas. Já entre as projeções de déficit, a consultoria Kingsman é que lidera, com previsão de produção menor que a demanda em 2,09 milhões de toneladas.

Citando dados da ANZ Bank, o relatório da ISO divulgado hoje diz que a previsão é de melhores perspectivas para o açúcar no mercado futuro, do que o algodão e cereais. “A previsão do banco para as cotações na bolsa de Nova York é de uma recuperação para cerca de 19 centavos de dólar por libra-peso nos primeiros três meses de 2015”, destacou o relatório da ISO.

Em setembro, os preços internacionais do açúcar bruto mostram duas fases distintas. As primeiras três semanas do mês foram caracterizadas por uma considerável queda dos preços mundiais diante da continuidade da pressão baixista de uma ampla oferta de curto prazo. O indicador para o açúcar bruto (ISA Daily Price) iniciou setembro em 17,23 centavos de dólar por libra-peso, mas foi reduzido para 15,18 centavos em 19 de setembro. No mesmo dia, os primeiros contratos do açúcar bruto na bolsa de Nova York (vencimento outubro) ficou em 13,50 centavos de dólar, o mais baixo preço desde 23 de abril de 2009.

Mais à frente, os preços mensais mostraram uma recuperação parcial e o ISA Daily Price terminou o mês em 16,21 centavos de dólar por libra-peso, resultado de uma média mensal de 16,02 centavos, queda de 7% em relação ao registrado no mês anterior.

 

(Fonte: Valor Econômico)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram