JornalCana

A irrigação vai compensar diante a alta no custo da energia?

O custo da energia elétrica vai subir também para as unidades do setor sucroenergético sem autonomia e que precisam do fornecimento pelas concessionárias.
Os custos com irrigação vão subir com os reajustes da conta de luz, mas há o ganho de produtividade

Diante essa alta, ainda não divulgada pelo Governo, vem a pergunta: compensa investir em irrigação canaveira diante os altos custos com a eletricidade?

Patrick Francino Campos, diretor do Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana (GIFC), é categórico: a energia ocupa entre a segunda ou terceira maior despesa dos projetos de irrigação dependendo do modelo. “Com certeza o custo aumentará com os aumentos das tarifas de energia elétrica”, afirma.
E emenda: para projetos novos, deve-se pensar em irrigar apenas em horários destinados para irrigação, o que pode onerar o custo do projeto devido ao dimensionamento.
“Na prática, devemos tomar a decisão ainda no Plano Diretor de Irrigação sobre qual o manejo deveremos adotar e em qual proporção da área”, comenta. “Podemos ter a irrigação suplementar ou a irrigação plena. Esta decisão previa definirá quais os sistemas de irrigação podem ser utilizados na irrigação da cana, mas seja qual for a decisão e em que proporção, os sistemas de irrigação a serem implantados devem ser frutos de projetos detalhados e concebidos levando-se em consideração a evapotranspiração da região, o balanço hídrico, a oferta e qualidade da água.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram