JornalCana

Indústria regional é campeã no emprego

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O setor industrial da região de Araçatuba fechou o mês de março como o maior gerador de empregos dentre as 36 diretorias do Ciesp (Centro das Indústrias do
Estado de São Paulo), pelo segundo mês consecutivo, conforme
mostra a Pesquisa Nível de Emprego Industrial, divulgada ontem pela entidade. No acumulado do ano, a alta é de 7,26%, o que corresponde à criação de 4.250 vagas.

No mês passado, foram abertos 1,9 mil novos postos de trabalho, variação de 3,10%. Os setores que mais impulsionaram o resultado foram de coque, petróleo e biocombustíveis (6,84%); produtos alimentícios (4,72%); artefatos de couro, calçados e artigos para viagem (1,92%); e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (0,27%). Dos 14 setores avaliados na pesquisa, apenas os de produtos
de minerais não-metálicos (-6,25%); máquinas e equipamentos (-2,13%); móveis (-0,20%); e produtos diversos (-10,42%), tiveram variação negativa.

A regional de Araçatuba é composta por 34 municípios. A
pesquisa é realizada mensalmente com o objetivo de mensurar a evolução do emprego na indústria de transformação paulista.

Cana

Na opinião do diretor titular do Ciesp Alta Noroeste, Samir
Nakad, o resultado obtido no mês – com Araçatuba à frente de
importantes regiões geradoras de emprego no Estado – é importante. “Tivemos a recuperação esperada para o período, com os setores de combustíveis e alimentos no destaque. Juntos, eles representam o movimento da indústria sucroenergética que ainda é a maior empregadora desta região”, avaliou.

Nakad destaca ainda a indústria calçadista, cuja produção das coleções de inverno demanda maior número de trabalhadores. Para o diretor, parte das contratações está atrelada aos contratos firmados pelo setor durante participação em eventos no início do ano. “O resultado é bom porque estamos contratando, mas aquém do número de trabalhadores que foram dispensados”, pontuou.

Nakad lembrou que no acumulado de 12 meses em 2013, a região fechou o período com saldo de 0,63% negativo e a perda de 400 postos de trabalho.

Estado

No Estado, o nível de emprego da indústria paulista caiu
0,26% em março ante fevereiro. Em números absolutos, a indústria paulista teve um saldo de 6 mil contratações em março ante fevereiro. Na comparação com março de 2013, a entidade registrou 50,5 mil demissões no mês passado. Dos 22 setores nos quais a Fiesp divide a indústria
no Estado, dez contrataram, 11 demitiram e um permaneceu estável.

(Fonte: Folha da Região – Araçatuba/SP)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram