Mercado

Índice de inflação no setor chega a 4,01% no último ano

Índice de inflação no setor chega a 4,01% no último ano

img4832

Segundo índice calculado pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) vinculado à Esalq/USP, a inflação acumulada do setor sucroenergético nas áreas tradicionais de cana do Centro-Sul foi de 4,01% no período entre novembro de 2011 e novembro de 2012.

A inflação acumulada do índice agrícola, gerada a partir dos índices de preços de cada mesorregião, no período em questão, foi de 4,28%. Os preços dos insumos e serviços inerentes ao grupo agrícola apresentaram uma taxa de crescimento média mensal de 0,41%. O índice industrial, por sua vez, apresentou uma taxa de crescimento média inferior ao do índice agrícola. Os insumos e serviços utilizados no processo para a obtenção de açúcar e etanol cresceram a uma taxa média mensal de 0,38% e uma inflação acumulada no período de 3,32%.

Ainda de acordo com o relatório, a diferença entre a inflação agrícola e a industrial se deve às variações de preços de arrendamento, que, entre novembro de 2011 e maio de 2012, aumentaram 11,84% (taxa de crescimento média mensal de 1,86%). Contudo, a partir de junho do último ano, as variações desse item registraram taxa de crescimento média mensal negativa de 1,09%.

O índice aponta que o comportamento dos preços dos principais insumos e serviços utilizados pelo segmento apresenta uma tendência mais próxima do Índice de Preços Pagos pelos Produtores Paulistas (IPP), que variou 4,93% no período, do que em relação ao nível geral de preços da economia mensurado pelo Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP-DI), que variou 7,22% no período.

Banner Revistas Mobile