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Índia discute medidas para aquecimento da economia canavieira

O segundo maior produtor de açúcar, a Índia, vive dificuldades em toda a cadeia sucroenergética. Pressionados pela baixa remuneração que a atividade tem ofertado, usinas e fornecedores estão com dificuldades para manter a produção.

Ciente desta dificuldade, o governo local reuniu seus ministros para debater soluções de curto prazo para estimular a economia canavieira. Na pauta foram discutidos o aumento da participação do etanol na mistura com a gasolina e a maior exportação de açúcar.

Açúcar

india subsidie
País planeja aumentar exportações da commodity

Com demanda interna desaquecida, o governo indiano planeja aumentar o volume da commodity exportado para agilizar a entrada de capital no segmento. Nesta safra o país deverá produzir aproximadamente 28,3 milhões de toneladas do produto, aumento expressivo em relação as 24,3 toneladas da safra anterior.

Atualmente as usinas não conseguem pagar seus fornecedores de cana-de-açúcar em razão dos baixos preços internacionais da commodity.  Somado a isto, o país vive um período com elevado estoque de açúcar, que pressiona os preços locais. Atualmente a Índia possui 10 milhões de toneladas estocadas.

O custo de produção do quilo do açúcar no país é de US$ 0,47, enquanto o preço de venda doméstica atinge os US$ 0,3. Em junho deste ano o governo indiano liberou um pacote de US$ 93 milhões para ser utilizado no quitamento destas dividas.

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Etanol

etanol india
Aumento da mistura de etanol na gasolina está na pauta de autoridades indianas

O governo local vê a produção de etanol como uma saída para diminuir a elevada  produção de açúcar e alternativa para diversificação da produção e renda.

A produção indiana do biocombustível é de 1,15 milhão de litros. O governo planeja aumentar este número para  2,3 milhões de litros e assim reduzir de 3 a 4 milhões de toneladas a produção de açúcar.

Como aconteceu no Brasil, o aumento da mistura do etanol na gasolina favoreceu a produção do biocombustível e reduziu a dependência pela gasolina importada. Com esta mesma estratégia, ministros indianos articulam com o governo local o aumento da mistura de 5 para 10%.

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