JornalCana

Ibama autoriza obras de alcoolduto que passará pela região

A empresa PMCC Soluções Logísticas de Etanol, que tem como acionistas a Petrobras e a Camargo Corrêa, publicou ontem no “Diário Oficial da União” o aviso de obtenção da licença de instalação do alcoolduto que ligará Uberaba (MG) a Taubaté, passando por Ribeirão.

Em julho, o Ibama já havia concedido uma licença prévia que atestava a viabilidade ambiental do empreendimento, mas a autorização de instalação emitida agora dá aval para o início das obras do alcoolduto.

O projeto prevê o transporte do álcool produzido no Centro-Oeste e no interior de São Paulo até um terminal em Taubaté, no Vale do Paraíba, de onde o combustível seguirá para portos em São Sebastião e no Rio.

O traçado do alcoolduto tem 542 quilômetros de extensão. O projeto prevê a construção de dois centros coletores de álcool, um em Ribeirão e outro em Uberaba.

Esses centros receberão o etanol enviado pelas usinas por meio de caminhões-tanque para transporte posterior por meio dos dutos.

Duas estações intermediárias de bombeamento também serão construídas em Paulínia e Taubaté.

A Petrobras informou que o alcoolduto terá capacidade para transportar até 12,9 milhões de m3 de etanol por ano e que a obra, cuja data de início não foi divulgada, deve gerar 2.400 empregos diretos e 9.000 indiretos. A empresa informou ainda que os dutos vão reduzir o custo de transporte do etanol que vai para grandes centros e para exportação.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram