JornalCana

Gigante em sustentabilidade inicia produção de etanol celulósico nos EUA

A Abengoa, empresa com forte presença em projetos sustentáveis, iniciou no final de setembro a produção de etanol celulósico nos Estados Unidos. Localizada em Hugoton, em Kansas, a fábrica tem capacidade para produzir mais 95 milhões de litros de etanol celulósico por ano, fabricados a partir da biomassa de diferentes culturas.

Pioneira na produção deste tipo de biocombustível em grandes escalas, a empresa lidera este segmento no país, outras fortes no setor têm encontrado dificuldades para produzir em escala comercial, como a Gevo e Kior.

O custo da planta ficou em 500 milhões de dólares, construída em quase uma década, foi viabilizada através de empréstimo de 132 milhões de dólares pelo Departamento de Energia americano e arrecadações, que totalizaram 93 milhões. Finalizada em agosto, a produção inicial começou no final de setembro.

Em entrevista a Bloomberg, o secretário de energia americana, Ernest Moniz, enfatizou a importância deste segmento para a segurança energética americana. “Veremos esta próxima geração de biocombustíveis com papel muito maior para nós”. Para Moniz este apoio aos primeiros empreendedores possibilita redução dos custo produtivos, e assim,  menores obstáculos para a entrada no mercado.“Os custos estão diminuindo, a instalação desta unidade contribui para isto, facilitando a comercialização”, explicou.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram