Mercado

Fipe: relação entre etanol e gasolina sobe na 1ª semana de abril

Fipe: relação entre etanol e gasolina sobe na 1ª semana de abril

São Paulo – Levantamento encaminhado nesta quarta-feira, 09, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, mostrou que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina atingiu o nível de 72,26% na primeira semana de abril na cidade de São Paulo. O número apurado representou avanço ante o verificado na quarta e última semana de março, quando a relação havia sido de 71,76%. Foi maior também do que as marca de 72,04% da primeira semana de março e de 71,65% da semanal inicial de abril de 2013.

Segundo especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

Conforme outro tipo de levantamento da Fipe, que leva em conta a metodologia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do etanol apresentou elevação de 3,66% na primeira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 7 de abril) ante avanço de 6,33% do mês de março. Quanto à gasolina, o combustível saiu de uma elevação de 1,90% no fim do mês passado para uma variação positiva de 1,50% na leitura inicial de abril.

(Fonte: Agência Estado)

Banner Revistas Mobile