JornalCana

Finlândia está interessada em energia renovável brasileira

O secretário de Energia de São Paulo, João Carlos Meirelles, e o gerente internacional da Investe São Paulo, Luis Arbex, receberam ontem (6) uma delegação empresarial da Finlândia, liderada pelo ministro de Relações Econômicas, Jari Gustafsson, e o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri.

Leia mais: Maioria quer energia renovável, revela pesquisa

O objetivo do encontro foi a troca de informações e experiências na área de energia. Os visitantes apresentaram especial interesse em energias geradas a partir de fontes renováveis, com foco em biomassa e resíduos sólidos. “A produção de energia a partir da palha da cana dura oito meses. Queremos utilizar a vinhaça e o cavaco de madeira nos 4 meses restantes para termos uma energia firme. A experiência das empresas finlandesas será extremamente importante nesse processo”, disse Meirelles.

Leia mais: EUA subsidia pequeno para fazer energia renovável

Os empresários finlandeses apresentaram informações sobre a inovação presente naquele país, sua política industrial, o perfil econômico da Finlândia com o uso de tecnologias limpas, e sobre bioeconomia incluindo biocombustíveis avançados. “Mais de 40% do financiamento público foi em energia. Isso mostra a importância que estamos dando ao setor”, explicou Gustafsson.
O gerente Internacional da Investe São Paulo, apresentou o potencial econômico do Estado de São Paulo, que tem hoje um PIB equivalente ao dobro do daquele país. “São Paulo conta com diversas empresas finlandesas e a Investe São Paulo está a disposição delas para apresentar os incentivos existentes ou até mesmo encontrar um parceiro comercial”, afirmou Arbex.
São Paulo e Finlândia possuem um longo histórico de cooperação, inclusive na produção de energia e de P&D. “Convidamos as empresas brasileiras a nos visitar na Finlândia e conhecer na prática o que falamos como tecnologia inovadora”, disse o vice-presidente da empresa BMH Technology, Hannu Lepomäki.
Meirelles solicitou uma lista das empresas finlandesas e seus produtos para que a Secretaria de Energia possa verificar a possibilidade de parcerias com empresas paulistas. “Queremos criar programas para o uso do lixo como fonte de energia e a expertise das empresas finlandesas nos interessa”, ressaltou.
Participaram também da reunião o Cônsul Geral em São Paulo, Jan Jarne, representantes do governo, empresários finlandeses, Patrick Schindler da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo e pela Secretaria de Energia o chefe de gabinete Marco Antônio Castello Branco, além dos subsecretários de Mineração, José Jaime Snelwar, de Energia Elétrica, Henrique Ferraz, de Petróleo e Gás, Ubirajara Campos e de Energias Renováveis, Antônio Celso de Abreu Junior

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram