JornalCana

Executivo do CTC confirma lançamento de cana transgênica em 2018

Jaime Finguerut, do CTC: lançamento da primeira transgênica

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), empresa de tecnologia que tem a Copersucar, usinas e o BNDES Par entre os sócios, confirma o lançamento de sua primeira variedade de cana-de-açúcar transgênica para 2018.

“O correto seria lançar antes do início da safra na região Centro-Sul, até abril, mas o lançamento está confirmado”, disse ao Portal JornalCana Jaime Finguerut, gerente de desenvolvimento estratégico do CTC, durante evento sobre biomassa realizado pelo Grupo Idea na quarta-feira (10/08) em Ribeirão Preto (SP).

 

 

Leia também: Brasil confirma liderança em cana transgênica

CTC define remuneração dos administradores

Segundo Finguerut, neste mês de agosto termina oficialmente o prazo de procedimento da variedade de cana transgênica junto a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Após a aprovação, ela poderá ser multiplicada de forma controlada.

“Essa é nossa primeira de uma série de variedades transgênicas”, comentou.

Uma das prioridades da variedade a ser lançada em 2018 é ser imune à broca-da-cana, uma lagarta que devora a biomassa da planta, é o inseto que mais causa prejuízos à cultura no Brasil.

Pelas contas do CTC, a perda anual para o setor com a broca é de cerca de R$ 5 bilhões. Isso significa aproximadamente 400 mil toneladas de cana que deixam de ser moídas por ano.

O CTC trabalha com pesquisas relacionadas à cana geneticamente modificada desde 1994, contudo, foi a partir de 2012 que os trabalhos foram intensificados.

O programa de Melhoramento Genético Convencional do CTC existe há mais de 40 anos, sendo as primeiras cultivares lançadas em 1983. Atualmente, são 30 diferentes versões da planta no portfólio da empresa. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) revelam que desde 1998 já foram desenvolvidas cerca de 130 variedades de cana no País.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram