JornalCana

EPE prepara leilão exclusivo para atendimento a ponta de carga

Depois me muita especulação e das superações das dúvidas se as chuvas iriam ocorrer nos volumes necessários ou não, e que não ocorreram mesmo, além dos demais atrasos em infraestruturas de geração, transmissão e distribuição, o governo começa ter de tomar medidas e atitudes extremamente diferentes das tradicionais para suprir os fornecimentos de energia elétrica, na modalidade de geração distribuída e localizada onde realmente se encontra a carga de ponta que hoje mudou de intervalo horário inclusive, passando a ser das 14 as 17 horas e não mais das tradicionais 18 as 21 horas. Mas devemos aguardar ainda as cenas dos próximos capítulos…

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, confirmou os rumores de que o governo estaria preparando um leilão exclusivo para o atendimento a ponta de carga do sistema elétrico, hoje concentrada no horário entre 14 e 17 horas. O certame será específico para empreendimentos localizados em regiões metropolitanas. Outra premissa adotada é que a geração seja flexível, podendo operar por um determinado número de horas por dia, usando como combustível o gás natural.

Para que o leilão se concretize, no entanto, existem alguns desafios a serem superados, entre eles a necessidade de compatibilizar a localização da térmica com o suprimento de combustível, por meio de rede de gás natural disponível, bem como adequar a potência a ser instalada à oferta de conexão elétrica, e por fim: superar as exigências do licenciamento ambiental para esse tipo de geração. Segundo Tolmasquim, a ideia inicial é trabalhar com o gás natural disponível em distribuidoras de três grandes metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Outro desafio é o curto prazo para a entrada em operação desses equipamentos. A expectativa é de que essa geração esteja disponível já em 1º janeiro de 2017. “É um leilão típico para termelétricas de partida rápida. “Mas isso ainda está sendo discutido e toda hora está mudando”, ponderou o executivo, informando que já foram feitas várias reuniões com fabricantes de equipamentos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram