JornalCana

Em Campos de Jordão, estudiosos discutirão os avanços na área de bioenergia

2010-08-05 Energia Cogeraçao Bagaço Bioenergia Bioeletricidade Industria
Entre os dias 20 e 24 de outubro o 2nd Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST), evento que ocorrerá em Campos de Jordão (SP) discutirá temas relacionados a contribuição da bioenergia nas mudanças climáticas. Cientistas, estudantes, organizações não governamentais e representantes da indústria e do governo participarão do evento que conta com apoio da FAPESP.

A conferência contará com apresentação de resultados de pesquisas nacionais e internacionais, na fronteira do conhecimento e em todas as áreas da bioenergia – tecnologia, inovação, motores, meio ambiente, sustentabilidade, uso da terra, biomassa, novos combustíveis, entre outros –, com destaque para investigações empreendidas no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

Segundo os organizadores, outro destaque será a realização de um police day, dedicado ao debate de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor, destacando a bioenergia e as questões relacionadas às seguranças alimentar, ambiental, energética e de desenvolvimento sustentável. Quatro mesas-redondas estão confirmadas para esse dia exatamente sobre esses temas: Food Security, Environmental and Climate Security, Energy Security e Sustainability Development & Inovation.

Para Gláucia Souza, professora do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação do BIOEN, à Agência FAPESP, nessa edição será anunciada recomendações do grupo para políticas públicas voltadas à expansão sustentável da bioenergia no mundo.

Alguns pesquisadores confirmados para essa apresentação são Isaias de Carvalho Macedo (Universidade Estadual de Campinas/Unicamp), Paulo Artaxo (USP), Erick Fernandes (World Bank, Estados Unidos), Francis Johnson (Stockholm Environment Institute, Suíça), Chanakya Hoysala (Indian Institute of Science, Índia) e Thomas Foust (National Renewable Energy Laboratory, Estados Unidos).

Paul Moore, da University of Hawaii em Manoa, nos Estados Unidos, e Patricia Osseweijer, da Delft University of Technology, na Holanda, serão dois dos chairs da sessão BIOEN Highlights, destinada a apresentar resultados de pesquisa vinculados ao programa e dividida em quatro áreas temáticas: Biomass Division, Biofuel Technologies Division, Biorefineries & Engines Divisions e Sustainability Division.

Além das palestras plenárias e mesas-redondas, o evento terá sessões paralelas com o intuito de aproximar empresas e núcleos de apoio de universidades; informar sobre financiamento à pesquisa; e dar espaço à apresentação de resultados obtidos também pela indústria em tecnologias voltadas à genética, enzimas, leveduras, biomassa, plantações, engenharia de etanol e biodiesel, biorrefinarias, entre outros.

Alunos de pós-graduação concorrerão a um prêmio de inovação tecnológica oferecido pelo BE-Basic Foundation, da Holanda. “Também premiaremos os melhores pôsteres”, conta Gláucia Souza.

Mais informações: http://www.bbest.org.br/

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram